OS DESAFIOS NOS PAÍSES LUSÓFONOS AFRICANOS E ORIENTAÇÕES DA UNIÃO AFRICANA
OS DESAFIOS NOS PAÍSES LUSÓFONOS AFRICANOS E ORIENTAÇÕES DA UNIÃO AFRICANA
A ACADEMIA FORGES promove uma nova sessão online em torno de matérias atuais no âmbito da gestão do ensino superior.
A 21 de maio, pelas 14h (hora em Portugal Continental), o grupo de trabalho do eixo qualidade no ensino superior promove a sessão OS DESAFIOS NOS PAÍSES LUSÓFONOS AFRICANOS E ORIENTAÇÕES DA UNIÃO AFRICANA, tendo como oradora Maria de Lourdes Machado-Taylor (Universidade Lusófona e CIPES, Portugal). A moderação está a cargo de Nobre Roque dos Santos (Universidade Pedagógica de Maputo, Moçambique) e os comentários a cargo de João Dias (Presidente do Conselho de Administração da ARES – Agência Reguladora do Ensino Superior, Cabo Verde) e Jesus A. Tomé (Diretor Geral do INAAREES – Instituto Nacional de Avaliação, Acreditação e Reconhecimento de Estudos do Ensino Superior, Angola).
Para participar na sessão, aceda através do seguinte link: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/96526553519?pwd=cTVtd3dZWFlleWtaQWUyQStxY0MrQT09
ID da reunião: 965 2655 3519
Senha: academia
A educação, e o ensino superior em particular, são fundamentais para uma economia global, que exige elevados níveis de competências uma preparação académica cada vez mais aprofundada e conhecimentos por parte da sua força de trabalho e dos seus cidadãos em geral. O mundo está a mudar a um ritmo exponencial e as instituições de ensino superior (IES) estão a ser confrontadas, no século XXI, com um elevado número de responsabilidades.
Esta apresentação argumenta o papel que a implementação dos sistemas de qualidade pode desempenhar na melhoria do ensino superior nos países lusófonos africanos. Argumenta que a qualidade das IES é fundamental para avançar em direção a um novo contrato social no setor, perseguir uma agenda de modernização do ensino superior como um direito humano e um bem público; e alcançar maior eficácia na abordagem dos principais desafios relacionados com equidade, qualidade, sustentabilidade e a estratégia de desenvolvimento de longo prazo de níveis superiores da Educação. O ensino superior precisa abraçar o conceito de qualidade de uma forma sistemática. Hoje, a criação de sistemas nacionais de garantia da qualidade, dentro das instituições de ensino superior requer atenção crescente. Analisamos o alinhamento relacionamento entre esta conceituação e as orientações da União Africana. Cabe a todos no ensino superior desenvolver processos e modelos de gestão, confiável e capaz de orientar uma instituição de forma proativa para o futuro.
SINOPSE
A ACADEMIA FORGES é uma chancela assente num consórcio de IES, dinamizado por associados da FORGES e organizado por eixos temáticos, com representação dos diferentes países de língua portuguesa, que procura dar forma às atividades de sensibilização e formação da Associação FORGES, em torno da gestão do ensino superior. São quatro os eixos de atuação da ACADEMIA FORGES:
– formação e inovação pedagógica
– sustentabilidade no ensino superior
– qualidade no ensino superior
– educação superior em contextos emergentes
Contamos com todos para a edificação de uma ACADEMIA FORGES bem alicerçada e que se afirme nos países de regiões de língua portuguesa como uma Academia de referência no âmbito da gestão do ensino superior.
As sessões temáticas promovidas pela coordenação dos eixos da ACADEMIA FORGES, desde 2021, no âmbito da gestão do ensino superior, podem ser revistas no canal da FORGES no YouTube.
Siga a FORGES nas redes sociais, subscreva o canal no YouTube e saiba mais sobre a ACADEMIA FORGES AQUI