Arquivo

O ENSINO SUPERIOR NA ERA DIGITAL NOS PAÍSES E
REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA:
DESAFIOS E PROPOSTAS

 

18, 19 E 20 DE NOVEMBRO DE 2020
UNIVERSIDADE DE ÉVORA
PORTUGAL

Celebração do 10.º aniversário da FORGES
Visita de estudo à Escola Superior de Saúde do Alcoitão
Conferência . Mesas Redondas . Sessões Paralelas
Curso para Membros de Órgãos de Gestão, Dirigentes e Administradores

RESERVE AS DATAS!

 

 

 


 

VII Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação
X Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação

10 e 12 de setembro de 2020 | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

mais informações

 


 

Ciclo de Conferências Internacionais 2020 | Instituto da Educação da Universidade de Lisboa

14 de fevereiro
Os desafios do ensino superior na próxima década (ver apresentação)
Hans de Wit | Director of the Center for International Higher Education (Boston College)

 


 

III Seminário Estado, Trabalho, Educação e Desenvolvimento: “Para onde vai a Educação? – Crise do capital, conservadorismo e desafios à democracia na América Latina”

O Grupo de Pesquisa Estado, Trabalho, Educação e Desenvolvimento: a  Contribuição do Pensamento Crítico Latino-Americano (GPETED) e do Laboratório de História do Poder e das Ideologias (LAHISPI), com apoio e anuência da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense, vem convidar para o III Seminário Estado, Trabalho, Educação e Desenvolvimento: “Para onde vai a Educação? – Crise do capital, conservadorismo e desafios à democracia na América Latina” que acontecerá entre os dias 14 e 18 de setembro de 2020, na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (FEUFF), na cidade de Niterói, Campus Gragoatá. 

O Seminário tem como objetivo promover o debate em torno da realidade latino-americana, particularmente da brasileira, sob diferentes temáticas que serão abordadas por reconhecidos docentes-pesquisadores, brasileiros e estrangeiros, que se dividirão entre sete conferências ao longo da semana, bem como por outros tantos docentes e discentes nas sessões científicas, além de incorporar atividades culturais. Ao reunir pesquisadores-docentes das áreas de Antropologia, Ciência Política, Economia, Educação, Filosofia, História, Sociologia, o evento apresenta caráter interdisciplinar, oferecendo a oportunidade do exercício coletivo de produzir o conhecimento. Na área educacional, stricto sensu, ao envolver professores da educação básica, estudantes de ensino médio e técnico, particularmente aqueles envolvidos nos programas de difusão e popularização da ciência, graduandos das diferentes áreas do conhecimento, pós-graduandos, docentes-pesquisadores vinculados à diferentes linhas pesquisas, e outros profissionais da educação, o III Seminário Estado, Trabalho, Educação e Desenvolvimento: “Para onde vai a Educação? – Crise do capital, conservadorismo e desafios à democracia na América Latina”, tal como nas suas antecessoras edições, marca sua importância como espaço-tempo na perspectiva da formação plena dos sujeitos, ainda que nos limites da sociedade vigente.  

Inscrições:
com submissão de trabalho: de 10/02 até 30/03.
ouvintes: de 10/02 até 10/09/2020. 

 

Fotos da 9.ª CONFERÊNCIA – FORGES

 


 

9.ª CONFERÊNCIA – FORGES

“O ensino superior e a promoção do desenvolvimento humano: contextos e experiências nos países e regiões de língua portuguesa”.

Comunicamos aos dirigentes, pesquisadores e interessados na Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa que a 9ª Conferência da FORGES será realizada em Brasília, Brasil, nos dias 20, 21 e 22 de novembro de 2019.

Co-Organizada pela Universidade de Brasília (www.unb.br) e a FORGES, em parceria com o Instituto Federal de Brasília (www.ifb.edu.br), a conferência terá como tema “O ensino superior e a promoção do desenvolvimento humano: contextos e experiências nos países e regiões de língua portuguesa”. O objetivo é discutir como as instituições de ensino superior têm atuado e podem atuar no sentido de promover valores como a democracia, a ética, a liberdade, a responsabilidade social, o pensamento científico e crítico, que, por sua vez, trazem influências nos âmbitos político, social e cultural.

A conferência será uma oportunidade de compartilhar experiências de um papel fundamental desempenhado pelo ensino superior que, no entanto, tem pouco reconhecimento da sociedade, merecendo atenção especial, sobretudo no atual momento de expansão do acesso à educação superior, mas também de crise financeira no setor, em particular nas instituições públicas.

O programa final está disponível aqui:

[btnsx id=”2934″]

A Submissão de resumos de comunicações poderá ser feita até 30 de Setembro de 2019  nos seguintes sub-temas:

1. Políticas do Ensino Superior para a promoção do desenvolvimento humano.
2. A comunicação entre as instituições de ensino superior e a sociedade.
3. O papel da Pedagogia do Ensino Superior na promoção do desenvolvimento humano integral.
4. Impacto das Instituições de Ensino Superior no desenvolvimento local e
comunitário.
5. Estratégias institucionais de gestão para suporte às políticas nacionais,
regionais e internacionais de desenvolvimento humano sustentável.
6. O ensino superior como regulador dos sistemas educativos para a promoção e inclusão sociais.
7. Perspetivas de educação superior no âmbito da nova era de convergência científica e tecnológica.
8. Ensino superior, empreendedorismo e emprego.

 

ENVIO DO TEXTO FINAL PARA PUBLICAÇÃO NAS ATAS

 

 

O formulário de inscrição encontra-se disponível aqui:

 

 

As formas de pagamentos encontram-se disponíveis aqui:
Nova data para pagamentos: Até 25 de outubro.

 

 

Alojamento / Hotéis

 

Esperamos vê-los em Brasília.

 


REVISTA FORGES – CHAMADA PARA ARTIGOS ORIGINAIS | 14 DE JUNHO DE 2019

A Associação FORGES desde a sua formação, apoia e desenvolve ações que pretendem contribuir para o desenvolvimento e consolidação do espaço da educação superior dos países e regiões de língua portuguesa, em particular no que toca à área da gestão e das políticas de ensino superior. 

A produção e divulgação do conhecimento nesta área e a sua partilha através da Revista FORGES é um dos eixos mais relevantes da atividade desta rede.

Começámos no ano de 2014 e já foram publicados 6 números da Revista FORGES, cujo conteúdo incidiu sobre artigos baseados em temas relevantes e diversificados e sobre a Educação Superior dos diversos países e regiões de língua portuguesa.

Trata-se de reunir contributos que permitam partilhar conhecimentos e experiências importantes no âmbito do Ensino Superior, tendo como objetivo produzir uma revista de referência, com vista a consolidar esta comunidade académica formada pelos Países e Regiões de Língua Portuguesa.

 De salientar que a Revista FORGES foi classificada no QUALIS/CAPES com conceito B4.

A revista FORGES, volume 7 terá como tema agregador 

“DIMENSÕES ESTRUTURANTES DO ENSINO SUPERIOR”

A sua colaboração será certamente um contributo assinalável para o êxito e qualidade da Revista, pelo que vimos convidá-lo(a) a apresentar um artigo dentro da temática acima enunciada.

Caso nos honre com a sua participação, deverá submeter a proposta que deverá ser enviada: para o endereço:

Através do endereço eletrónico: geral@aforges.org

ou

Através da seguinte ligação: http://www.aforges.org/submissao-textos/

 

Na expetativa de resposta com a sua valiosa colaboração, apresentamos os nossos melhores cumprimentos.

http://www.aforges.org/revistas/

 

Com os melhores cumprimentos
Paulino Lima Fortes
Presidente
Associação FORGES



MENSAGEM DO PRESIDENTE DA FORGES – PROF. DOUTOR PAULINO LIMA FORTES

Estimados Companheiros

Prezados sócios individuais e institucionais da FORGES

No momento em que novas equipas assumem os cargos de Direção da FORGES, da Assembleia Geral e do Conselho Fiscal, cumpre-me agradecer-vos pelo voto de confiança expresso com a eleição dos novos corpos gerentes. Essa confiança é uma honra e uma responsabilidade desmesuradas.

Julgamos nós que ela tem três pressupostos, que são efetivamente, os nossos postulados de partida:

    1. O legado da direção da Professora Doutora Luísa Cerdeira e os colegas, que instalaram e geriram a FORGES, é um edifício sólido, constituído por várias conquistas acumuladas, quer no aumento da produção científica na área de políticas e gestão das IES e sistemas de ES, quer no impacto científico da associação na gestão das nossas IES, nas políticas de ES e relação entre os governos e as IES nos nossos países, quer ainda nas relações bilaterais e multilaterais entre os membros individuais e os institucionais;
    1. O espírito de associação que impregna a FORGES, que se constitui cada dia mais numa grande família de académicos que perseguem um objetivo comum, e que para tal se comunicam, participam nas decisões e apresentam propostas, com afeto e sentimento de posse: a FORGES constituiu-se numa rede de afetos, baseada numa língua e num tecido de culturas de afeto. O afeto: eis um grande e inesperado ativo da FORGES:
  1. A noção da rotatividade dos titulares dos órgãos de direção e gestão, numa perspetiva de inclusão, em que todos são chamados a participar.

A FORGES nasceu em boa hora, para colmatar duas lacunas que existiam nos nossos sistemas de ensino superior, quando encarados como uma rede de milhões de pessoas (estudantes, investigadores e professores) e milhares de IES (Instituições de ensino superior) que laboram (fazem, recriam e comunicam ciência) com base na língua portuguesa. Com efeito, de forma original, a FORGES colocou o foco:

– Nas políticas e na gestão das IES e, por indução, aos sistemas nacionais de ensino superior;

– No investigador individual – o que permite o refinamento da rede acima referida, até à sua menor unidade, a saber, o indivíduo – sem excluir, antes valorizando, a inclusão das IES;

A essa clarividência, aliou-se uma estratégia nitidamente ganhadora: o envolvimento de autoridades políticas, nacionais e locais, com responsabilidade nos sistemas de ensino superior. Essa estratégia permitiu traze-las para os fóruns de divulgação e discussão de resultados, e proporcionar um diálogo virtuoso, na área do ensino superior, entre os delineadores de políticas e os produtores de conhecimento, originando assim, compromissos e decisões e investigação, com maior qualidade.

A FORGES é uma associação científica. Apesar de estarmos num mundo em que o número de profissionais da ciência tem aumentado, o número de resultados científicos está em crescimento exponencial, nunca se precisou tanto da ciência, da prática científica, do pensamento científico e de uma forma racional de viver.

Com efeito, as manifestações crescentes de misoginia, negacionismo, desinteligência, duma forma geral, têm levado a ataques sistemáticos, de violência inaudita, à sociedade e às suas células organizativas básicas, às nações e aos indivíduos, à natureza, nos seus níveis local e global, repetindo fórmulas que se pensava já terem sido banidas da caminhada humana, em escalas inimagináveis, apenas dez anos atrás.

A crise de valores que vivemos é uma crise de inteligência, é uma crise de ciência. Crise alimentada pelo empoderamento de líderes confessamente avessos à ciência, à racionalidade, ao único modo de vida capaz de assegurar um devir de paz e progresso para a Humanidade, no seu habitat, o planeta Terra.

A importância deste fórum e a sua colocação no quadro da resistência que se desenvolve contra esses anti valores, advém dos seus objetivos, realizados ao longo de 7 anos de funcionamento:

– Estimular a produção científica nas áreas de política e gestão do ensino superior;

– Promover a comunicação científica, o intercâmbio e a mobilidade entre investigadores e entre IES;

– Estimular a partilha de modelos de sistemas e subsistemas de ensino superior, instrumentos de gestão e práticas e reflexões;

– Promover a formação, as visitas de estudo;

– Promover a produção e comunicação da ciência em português;

Em suma, a FORGES através do seu foco na gestão das IES dos PRLP (países e regiões de língua portuguesa), está a contribuir para o aumento da qualidade dessas instituições e, indiretamente, está a induzir a centralidade da visão científica das fenomenologias naturais, sociais e pessoais e com isso contribuir para a coesão das sociedades e das nações, a começar pelos PRLP e as redes internacionais que integram. Fica assim  importância da FORGES no reforço do papel das IES no desenvolvimento e afirmação dos nossos países

De que países estamos a falar?

– Países com universidades muito novas, com sistemas de administração e gestão por instalar e ou consolidar

– Boa parte são países jovens: 7 tem menos de 45 anos, com sistemas económicos, políticos e educativos por consolidar;

– Taxa média bruta de escolarização superior inferior a 20%;

– Cerca de 273 milhões de falantes da mesma língua, sendo que mais de 500 milhões de falantes do castelhano pode-se considerar como tendo língua e culturas afins;

As características acima mostram a pertinência da FORGES, bem como as oportunidades de a associação fazer parte dos processos de desenvolvimento institucional das IES e, tanto por essa via, como pela disponibilização de ações de formação e da prestação de consultorias, também participar no desenvolvimento dos nossos países.

O sucesso da FORGES, bastante patente no oitavo encontro agora encerrado, mostra que as estratégias aplicadas até aqui foram muito acertadas. Elas foram estribadas em:

    1. Comunicação constante e fluída entre os membros em cargos de direção ou de responsabilidade em tarefas,  
    1. Gestão participada e responsabilidades distribuídas
    1. Programação escrupulosa das ações e com a devida antecipação
    1. Estrito cumprimento dos estatutos e regulamentos
    1. Rigor e transparência na gestão financeira e prestação de contas,
  1. Equilíbrio na representação dos países e regiões na afetação de órgãos, ações e tarefas.

Essa metodologia continuará a ser seguida. Para tal, contamos com o envolvimento de todos, como até aqui.

Por outro lado, ela nos enche de confiança em relação ao futuro.

Os próximos desafios da FORGES incluem:

– Maior presença e envolvimento das IES privadas e seus quadros;

– Aproximação às redes dos países de expressão castelhana, em particular os latino-americano;

– Reforçar a presença da FORGES nos nossos países e IES, nomeadamente criando células FORGES nas IES membros e não membro – começando por criar o respetivo regulamento;

– Continuar a política de publicação, nomeadamente da revista FORGES;

– No âmbito da academia FORGES:

  1. a) Criar pacotes de formação, em particular, online, direcionados para temas específicos e para públicos;
  2. b) Criar uma série de lições/conferências vídeo para constituir seminários sobre aspetos específicos das políticas e gestão de IES.

A concluir, observemos que o papel da FORGES no seio da rede dos PRLP tem sido essencial à área das políticas e gestão do ensino superior. Um possível indicador é o facto de terem saído do seio da FORGES altas autoridades académicas e políticas.

Bem haja a FORGES, bem hajam todos,

Muito obrigado pela vossa atenção!


Fotografias – 8ª Conferência FORGES 2018 

[btnsx id=”2638″]


8ª CONFENCIA FORGES: INFORMAÇÃO SOBRE AS SESSÕES PARALELAS 

PODE CONSULTAR A DISTRIBUIÇÃO DA APRESENTAÇÕES PELAS SESSÕES PARALELAS 

MODELO DE APRESENTAÇÃO PARA A SESSÃO PARALELA – FORGES_Modelo_Comunicao

Cada sessão paralela tem um moderador que coordenará o tempo da comunicação (10M+ 5 PARA DEBATE COM O PÚBLICO) por forma a que todos possam apresentar os seus trabalhos. O/a moderador/a organizará o tempo de acordo com os oradores presentes na sala. Os moderadores solicitarão aos oradores o acesso à sua apresentação (_PowerPoint_), que será gravado numa caneta/pen conjunta que será posteriormente entregue à organização para divulgação no site da FORGES.

LIVRO DE RESUMOS DA 8ª CONFERÊNCIA (ISBN 978-989-97890-8-1), ONDE SE INCLUI UMA _PEN_ COM OS TEXTOS COMPLETOS, será entregue a todos os participantes que tenham realizado a sua inscrição no site da FORGES e pago a sua inscrição


8ª CONFERÊNCIA FORGES

 
O papel da Garantia da Qualidade na Gestão do Ensino Superior: desafios, desenvolvimentos e tendências
Instituto Politécnico de Lisboa
Lisboa, Portugal
28, 29 e 30 de Novembro de 2018
 

A Associação Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa (FORGES) e o Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal, organizam a 8ª Conferência FORGES subordinada ao tema “A Garantia da Qualidade na Gestão do Ensino Superior: Desafios, Desenvolvimentos e Tendências.

A Conferência que decorrerá nos dias 28, 29 e 30 de novembro de 2018, proporcionará aos seus auditores o ensejo de refletirem sobre a missão da Educação Superior para o desenvolvimento dos países e regiões. A Conferência reunirá dirigentes com responsabilidades na gestão universitária, formuladores, avaliadores de políticas públicas de educação superior, pensadores e pesquisadores da área, para um exercício de educação comparada e de articulação entre instituições, entre dirigentes e estudiosos de políticas e práticas de gestão da educação superior, com o objetivo de enriquecer o conhecimento na partilha de experiências. Desta forma, permitir-se-á estreitar os laços no que toca à cooperação universitária entre os países de língua portuguesa.
Existirão ao longo do evento painéis e sessões paralelas subordinas aos subtemas:

1.A Avaliação e a Melhoria da Qualidade. O contributo dos Sistemas de Avaliação Nacionais e Internacionais
2.O Desenvolvimento do Ensino Superior e os Desafios da Avaliação e Melhoria da Qualidade
3.Boas Práticas para a Melhoria da Qualidade das Instituições de Ensino Superior
4.A Internacionalização e a Cooperação como Factores de Qualidade no Espaço do Ensino Superior de Língua Portuguesa
5.Qualidade e o Financiamento do Ensino Superior
6.A Gestão Estratégica das Instituições de Ensino Superior e a Qualidade

[btnsx id=”2410″]
[btnsx id=”2432″]
[btnsx id=”2440″]
[btnsx id=”2441″]
[btnsx id=”2455″]

INFORMAÇÃO GERAL:

Inscrição e Pagamento – docentes, estudantes, funcionários e outros oriundos do IPL e IE, estão isentos do pagamento de inscrição.

PERGUNTAS FREQUENTES

Qual o quantitativo máximo de resumos a submeter?
Até 3 Resumos por pessoa.

Qual o quantitativo máximo de autores por resumo a submeter?
Até 6 autores.

Qual a obrigatoriedade do pagamento da inscrição, se apenas pode pagar um autor ou todos os autores necessitam realizar tal feito?
Basta haver 1 dos autores a pagar, mas terão de pagar a sua inscrição todos os que estiverem presentes na conferência.

O pagamento da inscrição, é condição de submissão ou pode ser após o resultado da submissão?
A inscrição pode ser após a submissão e da comunicação aceite.

Para outras informações poderá consultar Secretariado da FORGES
Rui Ferreira Santos através do endereço:
geral@aforges.org e do telefone + 351 965 667 213

CLIQUE AQUI E VEJA AS NORMAS GERAIS PARA APRESENTAÇÃO DO TEXTO FINAL.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE

Agradecemos antecipadamente a melhor colaboração de todos os proponentes de comunicações no respeito pelas normas indicadas, pois não serão aceites nem os resumos nem os textos que não as cumpram e sobretudo que ultrapassem o número de palavras indicado.

NOVO PRAZO PARA ENTREGA DAS COMUNICAÇÕES FINAIS E DAS INSCRIÇÕES:

Até dia 29/10/2018.

Caso surja alguma questão durante o processo de comunicação, por favor contate-nos.

Instituto Politécnico de Lisboa

Tel:+351  217 101 200
Fax:  +351  217 101 235
geral@sp.ipl.pt


 
Seminário Pré-8ª Conferência FORGES:

Os Desafios do Crescimento e Garantia da Qualidade do Ensino Superior:
Os casos de Angola, Brasil, Cabo Verde e Moçambique.

27 de novembro | 9h00 – 13h00 | sala 7
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Entrada Livre, mas de inscrição obrigatória – Até ao limite da sala

Este seminário tem um caráter formativo e poderá ser frequentado por todos os docentes, funcionários não-docentes e estudantes do IE-ULisboa e IPL  e por todos os inscritos na 8.ª Conferência da FORGES.

Este seminário está integrado na 8.ª Conferência do FORGES.

DATAS IMPORTANTES (atenção consultar com frequência o Site da FORGES)

    • Submissão de resumos de comunicações das Sessões Paralelas | Até 28 Setembro de 2018
    • Notificação da aceitação de comunicações para Sessões Paralelas | Até 5 de Outubro de 2018
  •  Envio do texto final para publicação nas Atas |Até 22 de Outubro de 2018

[btnsx id=”2571″]

 

 
 
Curso de Formação Avançada sobre a relação da China com os Países de Língua Portuguesa (CPLP)
 

A Universidade de Coimbra acaba de criar um Curso de Formação Avançada sobre a relação da China com os Países de Língua Portuguesa (CPLP), colmatando a falta de conhecimento existente nesta área. O objetivo é, por isso, explicar o funcionamento dos sistemas políticos, jurídicos e cultura empresarial destes dois mundos e a forma como eles se relacionam, fornecendo ferramentas necessárias para singrar neste contexto. As temáticas abordadas incluem a gestão intercultural, as relações comerciais, o investimento e o turismo, com particular referência à iniciativa chinesa da “Nova Rota da Seda”.

Os seminários estão organizados por módulos lecionados pelos melhores especialistas nacionais e internacionais da área, garantindo uma diversidade de perspetivas na transmissão do conhecimento. A Universidade de Coimbra oferece um ambiente único, onde estudantes do Mundo Lusófono se cruzam com os muitos chineses que aqui aprendem português, para depois trabalharem nesses países como diplomatas, tradutores ou empresários.

As aulas vão decorrer às sextas-feiras à tarde entre finais de Setembro e Dezembro e entre Fevereiro e Maio, sendo possível frequentar apenas um dos semestres. A mensalidade é de 300 Euros mas são oferecidas algumas bolsas de estudo. Mediante a existência de um número mínimo de interessados, serão organizadas visitas de estudo a instituições relevantes e uma semana internacional na China e/ou num dos Países de Língua Portuguesa. Nestes países também serão facilitados períodos de estágio em instituições relevantes.

Mais informação no site do curso A China e os Países de Língua Portuguesa na Economia Mundial: Comércio, Turismo, Cooperação e Desenvolvimento

[btnsx id=”2515″]  [btnsx id=”2516″]


 
Coimbra International Engineering Forum
 

Coimbra International Engineering Forum (CIEF) é uma iniciativa do grupo local da associação europeia de estudantes de tecnologia (BEST-Coimbra), que terá lugar de 1 a 9 de Setembro de 2018, em Coimbra. O objetivo é fomentar a ligação entre estudantes universitários dos países de língua oficial portuguesa e estudantes europeus, usando a Engenharia e as Ciências e Tecnologias para resolver um problema à escala mundial. As universidades são convidadas a propor um/a candidato/a. A seleção será feita, pela organização,  com base no Curriculum Vitae e nas cartas de motivação e de recomendação.

A Universidade de Coimbra assumirá os custos de alojamento, alimentação e transportes dentro de Portugal, ficando as despesas de deslocação ao encargo dos/as candidatos/as.

[btnsx id=”2503″]

 

 
 
 
XXVIII Encontro da AULP – Património Histórico do Espaço Lusófono: Ciência, Arte e Cultura
18, 19 e 20 de julho de 2018
Lubango, Angola
 
 
[btnsx id=”2486″]
 
 
 

 
Universidade Eduardo Mondlane | 2nd Call for Applications 
May 9, 2018

[btnsx id=”2480″]


 
Caro leitor,
 
A Direcção da FORGES, tem o prazer de informar que já se encontra disponível o Volume 5 | Número 2 | Dezembro de 2017 da Revista FORGES. 
A Revista engloba uma reflexão crítica sobre a língua portuguesa e 8 interessantes artigos que incidem em temas relevantes e diversificados, que estão na ordem do dia na educação superior de Angola, Brasil, Moçambique e Portugal.
[btnsx id=”2469″]
 
 

7ª Conferência FORGES – Maputo

[metaslider id=2062]

[btnsx id=”2320″]


 
Associação das Universidades Africanas
 
O reitor da Universidade Eduardo Mondlane,  Orlando Quilambo, foi eleito, no passado dia 8 de junho, para o cargo de presidente do Conselho de Direção da Associação das Universidades Africanas (AAU), organização com mais de 350 membros.
A eleição aconteceu no término da 14ª Assembleia Geral da Associação, que decorreu em Acra, capital da República do Gana.
O Conselho Directivo deste órgão tem a responsabilidade de traçar estratégias que respondam aos desafios das universidades africanas, assim como discutir seus problemas.
Até á data, Orlando Quilambo ocupava o cargo de vice-presidente da mesma organização.
Esta é a terceira vez que a Universidade Eduardo Mondlane entra na direção da Associação das Universidades Africanas, depois de, na década de 90 , Narciso Matos ter ocupado o cargo de Secretário-Geral do órgão.
Orlando António Quilambo possui experiência de gestão académica, que começa em 1988, como chefe de Departamento de Biologia e Química na Faculdade de Educação, passando mais tarde para director-adjunto da mesma Faculdade. Foi igualmente director-adjunto da ex-Faculdade de Biologia e em 1992 foi nomeado 1º Director da Faculdade de Ciências, no atual figurino. Atualmente exerce as funções de reitor da Universidade Eduardo Mondlane, depois de ter sido vice-reitor Académico e director Cientifico da mesma. É membro de várias organizações nacionais e internacionais, investigador e coordenador de projetos de investigação.
Desde março de 2009, é Presidente da Academia de Ciências de Moçambique, a primeira academia deste género em Moçambique, tendo sido um dos impulsionadores da sua criação e instalação.
 
Para mais informações: 
 

REUNIÃO DA DELEGAÇÃO DA FORGES

Membros da Direção da FORGES reuniram-se no dia 3 de Julho, em Maputo, com o Senhor Ministro da Ciência e Tecnologia do Ensino Superior e Técnico Profissional com o objetivo de preparar a 7ª Conferência que decorrerá nos dias 29, 30 de novembro e 1 de dezembro naquele país.

[metaslider id=1905]


POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO EDUCACIONAL em Portugal e no Brasil – 22 junho, 5ª feira, 17h30 – ESE de Lisboa

Tertúlia
22 de junho, 5ª feira, às 17h30
Na Escola Superior de Educação de Lisboa – Sala dos Atos

Com
Márcia Ângela da Silva Aguiar
Membro da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação do Brasil
Alda Maria Duarte Araújo Castro
Universidade Federal do Rio Grande do Norte – Brasil
João Pinhal
Professor do Instituto da Educação e Presidente da AFIRSE- Portugal

A moderar:
Maria José Rau, em articulação com representantes do Fórum Português de Administração Educacional e do Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa

A realidade educativa brasileira é pouco conhecida em Portugal, embora  existam diversos pontos comuns  entre os dois países:  um passado  de difícil afirmação da escola para todos e  uma situação atual caraterizada por uma forte  tensão entre as aspirações   democráticas de  equidade  e  de participação em educação  e as  pressões, nacionais e internacionais,  para a privatização  das escolas e do sistema educativo.
As diferenças são, contudo e igualmente, muito  significativas. Nesse sentido, serão aqui   analisados  os  desafios e as tendências existentes   no domínio da gestão escolar em Portugal e no Brasil, concedendo particular atenção às seguintes dimensões: formação e trabalho de professores e diretores;  gestão escolar; o papel dos municípios na educação.
A presença de investigadores nacionais e brasileiros, com uma  larga experiência nestes domínios, permitirá um debate multifacetado e aprofundado sobre estas problemáticas,   realçando e salvaguardando a especificidade dos contextos em análise.

Ver contactos e localizaçãoAQUI


COOPERAÇÃO ACADÉMICA PARA O DESENVOLVIMENTO: OPORTUNIDADES DE FINANCIAMENTO (Staff training week)

UNIVERSIDADE DE COIMBRA / FORGES
17 A 19 DE MAIO DE 2017
LOCAL: Universidade de Coimbra

Fornecer uma visão geral dos principais instrumentos de financiamento disponíveis para suportar a cooperação académica em matéria de desenvolvimento, com especial enfoque nos fundos da União Europeia, o principal dador mundial.
Será explicitada a tipologia de projetos apoiados, os requisitos formais e calendários de candidatura.
Serão dados exemplos de casos de sucesso e exercícios práticos que ilustram o processo de candidatura, desde o conceito inicial até à candidatura e execução.

PÚBLICO-ALVO
Responsáveis pela dinamização de parcerias académicas no âmbito da cooperação, incluindo lideranças institucionais e pessoal técnico responsável por concretizar candidaturas e acompanhar a execução dos projetos.

LOCAL
Os trabalhos decorrerão no Salão da Reitoria da Universidade de Coimbra, Paço das Escolas, Coimbra.

INSCRIÇÕES
A frequência é gratuita para sócios da FORGES, (os sócios institucionais podem inscrever duas pessoas). Não sócios: 350 euros. A inscrição inclui as refeições mencionadas no programa.

Inscrições e informações disponíveis AQUI

[btnsx id=”1701″]

[read more=”ABRIR O PROGRAMA (PRELIMINAR)” less=”FECHAR O PROGRAMA (PRELIMINAR)”]

PROGRAMA (PRELIMINAR)

17 de Maio (quarta-feira)

11:30 | Chegada e registo dos/as participantes

12:30 | Almoço

14:00 | Boas-Vindas, Presidente da FORGES Luísa Cerdeira e Vice-Reitor da UC Joaquim Carvalho.

Apresentação geral dos participantes e do formato dos trabalhos.

14:30 | A União Europeia e o apoio à Cooperação e Desenvolvimento: políticas e instrumentos, por representante da UE

15:00 | Discussão

16:00 | Pausa para café

16:30 | Visita ao núcleo histórico da UC

19:30 | Jantar (Cafetaria do Museu da Ciência da UC)

18 de Maio (quinta-feira)

09:30 | Projectos Capacity Building no contexto do ERAMUS+: a experiência do Coimbra Group de universidades europeias, Filippo Sartor, Universidade de Bolonha, Itália, coordenador do Grupo de Trabalho de Cooperação e Desenvolvimento do Coimbra Group

11:00 | Intervalo para café

11:30 | Casos práticos e discussão

12:30 | Almoço

14:30 | Fontes de financiamento e parcerias: o contexto africano, Maria do Rosário Sambo, Reitora da Universidade Agostinho Neto, Angola e Presidente da Assembleia Geral da FORGES

15:00 | Discussão

16:00 | Intervalo

16:30 | Visita às coleções e fundos do Museu da Ciência da UC relativos aos países de língua portuguesa.

19:30 | Jantar (Centro Cultural D. Dinis)

19 de Maio (sexta-feira)

09:30 | Projetos na prática (I): elaboração de candidaturas, Divisão de Apoio e Promoção da Investigação, Universidade de Coimbra

11:00 | Intervalo para café

11:30 | Projetos na prática (II): organização institucional, agentes e responsabilidades, Divisão de Apoio e Promoção da Investigação e Divisão de Relações Internacionais, Universidade de Coimbra

12:30 | Almoço

14:30 | Projetos na prática (III): execução e monitorização de projetos, Divisão de Projetos e Atividades, Universidade de Coimbra

16:00 | Intervalo

16:30 | Encerramento

[/read]


XXVIII Simpósio de Política e Administração da Educação

Realizou-se entre os dias 26 e 28 de abril de 2017, na Universidade Federal do Paraíba – João Pessoa  – Brasil, uma Mesa Redonda subordinada ao tema “Desafios da Gestão da Educação Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa. O papel da FORGES”.

[metaslider id=1897]


Rede Internacional de Investigação-Ação Colaborativa – Estreiadiálogos

A ESTREIÁDIALOGOS pretende contribuir para melhorar a qualidade da prática profissional através da investigação-ação crítica e orientada para a mudança, problematizando e transformando essa mesma prática numa abordagem situada, colaborativa e assente em valores humanistas e democráticos.

Este rede pretende ainda:

•    Reconhecer e afirmar o papel da língua portuguesa na investigação e na comunicação da investigação, e portanto a necessidade de construir cenários plurilingues e contra-hegemónicos através da constituição de redes com matrizes linguísticas diversas.

•    Aproximar realidades que, sendo distintas, partilham patrimónios linguísticos e culturais historicamente construídos, reforçando a interação entre elas e produzindo conhecimento potencialmente significativo para as comunidades que as habitam.

mais informações:

www.estreiadialogos.com
www.estreiadialogos.com/revista


XIX REALP

Informam-se  todos os interessados que a realização do XIX REALP será no período de 12 a 15 de setembro de 2017 na Universidade Federal do Ceará (UFC) com o tema “Desenvolvimento e sustentabilidade frente às mudanças climáticas globais”.

Brevemente será disponibilizado o link para mais informações relativas ao programa e inscrições.


March for Science: Why scientists are protesting worldwide

march4science

On 22 April 2017, scientists around the globe will gather to march for the cause of science and raise awareness about the importance of science for society.

The March for Science movement started in Washington, D.C. earlier this year and quickly spread with parallel marches now being organised in more than 500 cities. What unites those behind the various demonstrations is the concern that parts of society and policies are moving away from evidence-based decision-making. Post-factual politics and scorn for experts are marginalising researchers politically. 

This issue is connected to other trends: Public funding for basic research is diminishing in many countries and nationalist policies are obstructing the movement of talent and the functioning of research institutions. Such developments threaten science and critical thinking and ultimately contribute to the erosion of the knowledge society. They go beyond the labs and libraries and touch all who acknowledge the cultural and economic benefits of such society.

EUA shares this concern and supports its members in their individual actions around the march.

Further information on the March for Science and how to take part can be found on the movement’s website

To follow and engage on Twitter: @MarchForScience; #MarchForScience


PARTICIPAÇÃO DA FORGES NO TERCEIRO “FESTIVAL DA LUSOFONIA GOA”, 17 de Fevereiro a 18 de Março 2017

A Sociedade Lusófona de Goa (LSG), que visa promover e apoiar a cultura lusófona em Goa, aprofundando as relações entre Goa e os países e regiões lusófonas e estabelecendo projetos relacionados com a língua portuguesa e cultura lusófona nas áreas de artes, sociais, educacionais, ciência e tecnologia, está a organizar o 3º Festival Lusófono em Goa, que decorrerá no período de 18 de fevereiro a 18 de março de 2017.

Dando corpo à colaboração prevista no protocolo recentemente assinado com a FORGES (Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa), a FORGES, estará representada neste evento através da participação da Prof. Doutora Eduarda Duarte, da Universidade de Lisboa e Membro dos órgãos da FORGES.

Tema da apresentação “Access to higher education: a life span /life space perspective” Autoria da Prof Eduarda Duarte da Universidade de Lisboa (Portugal).

[read more=”ABRIR O PROGRAMA” less=”FECHAR O PROGRAMA”]
PROGRAMA

March 14 (Tuesday) 10 am
Management of Higher education in Lusophone Countries and in Goa/ India International Seminar
Seminar Room, Rosary College of Commerce & Arts, Navelim

10:00 Opening of the Seminar

10:15 “Lusofonia” and the access to higher education:  a life span /life space perspective”
Prof. Dr. Maria Eduarda Duarte (Faculty of Psychology, University of Lisbon, Portugal)
Membro da Assembleia Geral da FORGES (Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa)

10:45 “Higher Education and its Management’ with special reference to Goa / India”
Prof. Dr. Remy Dias (Dy. Director, Directorate of Higher Education, Govt. of Goa, Porvorim)

11:15 Discussion

Lusophone Society of Goa (LSG) / Sociedade Lusófona de Goa

info@lusophonegoa.org
www.lusophonegoa.org
www.facebook.com/lusophonegoa
www.twitter.com/lusophonegoa

3rd Lusofonia Festival Goa 2017 – February 17 – March 18, 2017
Terceiro Festival da Lusofonia Goa 2017– 17 de Fevereiro a 18 de Março de 2017

Mais informações AQUI

[/read]


[lgc_column grid=”100″ tablet_grid=”100″ mobile_grid=”100″ last=”false”]

Já se encontra disponível para leitura a Revista II/2016 da FORGES.
A Direção da FORGES deseja a todos um boa leitura.
[/lgc_column]


[lgc_column grid=”100″ tablet_grid=”100″ mobile_grid=”100″ last=”false”]

img_20161129_170610135

img_20161129_170657657

A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e a FORGES – Associação Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões da Língua Portuguesa, assinaram um protocolo de intenções. O Acordo tem como objetivo promover e intensificar a cooperação académica, científica e cultural no âmbito das políticas educativas, de administração escolar e do ensino superior. O Acordo foi assinado em 29 de Novembro de 2016, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Brasil, durante a realização da 6ª Conferência FORGES. Assinaram o referido acordo Vera Lúcia Jacob, Vice-Presidente (ANPEd) e Maria Luísa Cerdeira, Presidente da FORGES.

[/lgc_column]


A Sociedade Lusófona de Goa, Índia (LSG) e a FORGES – Associação Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões da Língua Portuguesa assinaram um Memorando de Entendimento. O Memorando tem como objetivo promover e intensificar a cooperação académica, científica e cultural no âmbito das políticas educativas, de administração escolar e do ensino superior. O Memorandum foi assinado em 29 de Novembro de 2016, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Brasil, durante a realização da 6ª Conferência FORGES. Assinaram o Memorandum Aurobindo Xavier presidente da Sociedade Lusófona de Goa (LSG) e Maria Luísa Cerdeira presidente da FORGES.

[btnsx id=”982″]


6ª Conferência FORGES – Campinas, São Paulo, Brasil.

[metaslider id=1914]


6ª Conferência FORGES

A Associação Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa (FORGES) e a Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, Brasil, organizam com o apoio do Grupo Gestor de Benefícios Sociais (UNICAMP) e do Centro Cultural de Inclusão e Integração Social, a 6ª Conferência FORGES subordinada ao tema “Para que(m) servem a Universidade e as instituições do Ensino Superior? Balanços, proposições e desafios acerca do papel das IES no século XXI”.
A Conferência que decorrerá nos dias 28, 29 e 30 de novembro de 2016, proporcionará aos seus auditores o ensejo de refletirem sobre a missão da Educação Superior para o desenvolvimento dos países e regiões. A Conferência reunirá dirigentes com responsabilidades na gestão universitária, formuladores, avaliadores de políticas públicas de educação superior, pensadores e pesquisadores da área, para um exercício de educação comparada e de articulação entre instituições, entre dirigentes e estudiosos de políticas e práticas de gestão da educação superior, com o objetivo de enriquecer o conhecimento na partilha de experiências. Desta forma, permitir-se-á estreitar os laços no que toca à cooperação universitária entre os países de língua portuguesa.
Existirão ao longo do evento painéis e sessões paralelas subordinas aos temas:

1. Os Múltiplos Desafios da Reafirmação e Renovação da Missão das Instituições de Ensino de Superior;
2. Os Contributos do Ensino Superior face aos novos Desafios Societais;
3. Sustentabilidade, Inovação e Internacionalização na Educação Superior;
4. Avaliação, Financiamento, Redes e Produção Científica;
5. A Importância da Formação de Professores para o Desenvolvimento;
6. A mercantilização da educação superior e o processo de “financeirização” das universidades e instituições de ensino superior

[btnsx id=”1032″]

Para inscrições deverá ser preenchido o formulário de inscrição disponível em

[btnsx id=”214″]

Para outras informações poderá consultar

Secretariado da FORGES
Rui Ferreira Santos através do endereço: geral@aforges.org e do telefone + 351 965 667 213
ou o Secretariado da UNICAMP Ludmila Fávero através do telefone +55 (19) 352 14 709.

10.ª Conferência FORGES

18, 19 e 20 de Novembro de 2020
Universidade de Évora – Portugal

Estimados Membros da FORGES,
Prezados colegas e amigos,

Começo por desejar a todos vós e às vossas famílias muita Saúde e Paz nestes tempos difíceis que estamos a viver.

Vivemos um tempo sem precedentes nas nossas histórias. A pandemia COVID-19 colocou em poucos meses o mundo em situação de emergência, provocando um impacto na saúde daqueles que nos são queridos, nas instituições a que pertencemos, nos países e regiões onde vivemos, independentemente do continente a que pertencemos.

São tempos incertos estes que requerem medidas excepcionais e mudanças profundas das nossas rotinas e das nossas instituições. São tempos surpreendentes em que um vírus rompe com a inevitabilidade da globalização, a espiral do consumismo, e nos redireciona, abruptamente, para a redução da poluição, para o teletrabalho, para as escolhas cuidadas, para um tempo lento, para casa, para a família, para a simplicidade do essencial e para a certeza de que só venceremos em cooperação. São tempos muito exigentes estes, em que todos contamos.

É neste contexto que, enquanto Presidente da Direção da FORGES, vos dirijo a todos uma mensagem solidária e de compromisso. A FORGES que nos últimos dez anos, pela ação dos seus 500 associados, soube ser um fórum de partilha, de aprendizagem e de investigação na gestão das Instituições de Ensino Superior dos Países e Regiões da Língua Portuguesa é exatamente a mesma FORGES que reitera no presente a sua ação assente no espírito de colaboração e de construção que sempre nos caracterizou.

Estamos conscientes que nos próximos meses a FORGES pode ter um papel ativo perante as dificuldades que todos sentirão nas suas Instituições. Um papel de plataforma de partilha de dificuldades e experiências, mas também de construção de soluções de gestão nos novos contextos de ensino a distância e de teletrabalho a que muitos serão forçados. Embora a distância, temos a oportunidade, no atual contexto, de usar com outra regularidade instrumentos até agora pouco ativos ou mesmo inexistentes na Rede.

Apresentamos por isso a nossa página da internet com novos espaços de informação e intervenção. Aproveitamos para iniciar a divulgação de ligações a Guias de Apoio e Recursos Educativos Abertos que poderão ser úteis em tempo de pandemia, num espaço que esperamos venha a crescer com sugestões de todos vós. Nas redes sociais abrimos uma página no Linkedin e um perfil no Instagram que pretendemos usar em conjunto com a página no Facebook. Sabemos que é um caminho novo que iremos fazer caminhando, mas estamos confiantes que a força que nos fez chegar até aqui permitir-nos-á dar passos úteis no futuro incerto que se desenha.

Continuamos a preparar a 10.ª Conferência FORGES, com a Universidade de Évora – e com os que se lhe associaram, como é o caso da Escola Superior de Saúde do Alcoitão – cientes que a imprevisibilidade dos tempos nos obrigará a uma atenção particular à evolução das circunstâncias e poderá requerer adaptações aos planos originais. Tudo faremos para permanecer ativos e atentos na celebração do Décimo Aniversário da FORGES.

Esperamos desta forma continuarmos todos a sentir na FORGES, com o mesmo entusiasmo, o espaço colaborativo de partilha, de aprendizagem e de investigação que nos ajudará a cumprir sempre melhor o nosso papel na gestão das Instituições de Ensino Superior de Língua Portuguesa. Juntos iremos ultrapassar este momento difícil e sair dele mais fortes enquanto família FORGES.

Entretanto, partilho os votos de que nos mantenhamos seguros e com esperança, ajudando a construir o melhor num futuro muito próximo.

Muito obrigado pelo vosso empenho e dedicação.

Até breve!

Margarida Mano
Presidente da Direção

 

 

 

 


O ENSINO SUPERIOR NA ERA DIGITAL NOS PAÍSES E

REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA:
DESAFIOS E PROPOSTAS

18, 19 E 20 DE NOVEMBRO DE 2020
UNIVERSIDADE DE ÉVORA
PORTUGAL

Celebração do 10.º aniversário da FORGES
Visita de estudo à Escola Superior de Saúde do Alcoitão
Conferência . Mesas Redondas . Sessões Paralelas
Curso para Membros de Órgãos de Gestão, Dirigentes e Administradores

RESERVE AS DATAS!

 

 

 


 

VII Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação
X Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação

10 e 12 de setembro de 2020 | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

mais informações

 

 


 

Ciclo de Conferências Internacionais 2020 | Instituto da Educação da Universidade de Lisboa

14 de fevereiro
Os desafios do ensino superior na próxima década (ver apresentação)
Hans de Wit | Director of the Center for International Higher Education (Boston College)

 


 

III Seminário Estado, Trabalho, Educação e Desenvolvimento: “Para onde vai a Educação? – Crise do capital, conservadorismo e desafios à democracia na América Latina”

O Grupo de Pesquisa Estado, Trabalho, Educação e Desenvolvimento: a  Contribuição do Pensamento Crítico Latino-Americano (GPETED) e do Laboratório de História do Poder e das Ideologias (LAHISPI), com apoio e anuência da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense, vem convidar para o III Seminário Estado, Trabalho, Educação e Desenvolvimento: “Para onde vai a Educação? – Crise do capital, conservadorismo e desafios à democracia na América Latina” que acontecerá entre os dias 14 e 18 de setembro de 2020, na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (FEUFF), na cidade de Niterói, Campus Gragoatá. 

O Seminário tem como objetivo promover o debate em torno da realidade latino-americana, particularmente da brasileira, sob diferentes temáticas que serão abordadas por reconhecidos docentes-pesquisadores, brasileiros e estrangeiros, que se dividirão entre sete conferências ao longo da semana, bem como por outros tantos docentes e discentes nas sessões científicas, além de incorporar atividades culturais. Ao reunir pesquisadores-docentes das áreas de Antropologia, Ciência Política, Economia, Educação, Filosofia, História, Sociologia, o evento apresenta caráter interdisciplinar, oferecendo a oportunidade do exercício coletivo de produzir o conhecimento. Na área educacional, stricto sensu, ao envolver professores da educação básica, estudantes de ensino médio e técnico, particularmente aqueles envolvidos nos programas de difusão e popularização da ciência, graduandos das diferentes áreas do conhecimento, pós-graduandos, docentes-pesquisadores vinculados à diferentes linhas pesquisas, e outros profissionais da educação, o III Seminário Estado, Trabalho, Educação e Desenvolvimento: “Para onde vai a Educação? – Crise do capital, conservadorismo e desafios à democracia na América Latina”, tal como nas suas antecessoras edições, marca sua importância como espaço-tempo na perspectiva da formação plena dos sujeitos, ainda que nos limites da sociedade vigente.  

Inscrições:
com submissão de trabalho: de 10/02 até 30/03.
ouvintes: de 10/02 até 10/09/2020. 

FAZER A INSCRIÇÃO

 

 

Fotos da 9.ª CONFERÊNCIA – FORGES

 


 

9.ª CONFERÊNCIA – FORGES

“O ensino superior e a promoção do desenvolvimento humano: contextos e experiências nos países e regiões de língua portuguesa”.

Comunicamos aos dirigentes, pesquisadores e interessados na Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa que a 9ª Conferência da FORGES será realizada em Brasília, Brasil, nos dias 20, 21 e 22 de novembro de 2019.

Co-Organizada pela Universidade de Brasília (www.unb.br) e a FORGES, em parceria com o Instituto Federal de Brasília (www.ifb.edu.br), a conferência terá como tema “O ensino superior e a promoção do desenvolvimento humano: contextos e experiências nos países e regiões de língua portuguesa”. O objetivo é discutir como as instituições de ensino superior têm atuado e podem atuar no sentido de promover valores como a democracia, a ética, a liberdade, a responsabilidade social, o pensamento científico e crítico, que, por sua vez, trazem influências nos âmbitos político, social e cultural.

A conferência será uma oportunidade de compartilhar experiências de um papel fundamental desempenhado pelo ensino superior que, no entanto, tem pouco reconhecimento da sociedade, merecendo atenção especial, sobretudo no atual momento de expansão do acesso à educação superior, mas também de crise financeira no setor, em particular nas instituições públicas.

O programa final está disponível aqui:

PROGRAMA FINAL

A Submissão de resumos de comunicações poderá ser feita até 30 de Setembro de 2019  nos seguintes sub-temas:

1. Políticas do Ensino Superior para a promoção do desenvolvimento humano.
2. A comunicação entre as instituições de ensino superior e a sociedade.
3. O papel da Pedagogia do Ensino Superior na promoção do desenvolvimento humano integral.
4. Impacto das Instituições de Ensino Superior no desenvolvimento local e
comunitário.
5. Estratégias institucionais de gestão para suporte às políticas nacionais,
regionais e internacionais de desenvolvimento humano sustentável.
6. O ensino superior como regulador dos sistemas educativos para a promoção e inclusão sociais.
7. Perspetivas de educação superior no âmbito da nova era de convergência científica e tecnológica.
8. Ensino superior, empreendedorismo e emprego.

ENVIO DO TEXTO FINAL PARA PUBLICAÇÃO NAS ATAS

ENVIO DO TEXTO FINAL PARA PUBLICAÇÃO NAS ATAS

O formulário de inscrição encontra-se disponível aqui:

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

As formas de pagamentos encontram-se disponíveis aqui:
Nova data para pagamentos: Até 25 de outubro.

Pagamentos 9ª Conferência

Alojamento / Hotéis

Alojamento / hotéis

Esperamos vê-los em Brasília.


REVISTA FORGES – CHAMADA PARA ARTIGOS ORIGINAIS | 14 DE JUNHO DE 2019

A Associação FORGES desde a sua formação, apoia e desenvolve ações que pretendem contribuir para o desenvolvimento e consolidação do espaço da educação superior dos países e regiões de língua portuguesa, em particular no que toca à área da gestão e das políticas de ensino superior. 

A produção e divulgação do conhecimento nesta área e a sua partilha através da Revista FORGES é um dos eixos mais relevantes da atividade desta rede.

Começámos no ano de 2014 e já foram publicados 6 números da Revista FORGES, cujo conteúdo incidiu sobre artigos baseados em temas relevantes e diversificados e sobre a Educação Superior dos diversos países e regiões de língua portuguesa.

Trata-se de reunir contributos que permitam partilhar conhecimentos e experiências importantes no âmbito do Ensino Superior, tendo como objetivo produzir uma revista de referência, com vista a consolidar esta comunidade académica formada pelos Países e Regiões de Língua Portuguesa.

 De salientar que a Revista FORGES foi classificada no QUALIS/CAPES com conceito B4.

A revista FORGES, volume 7 terá como tema agregador 

“DIMENSÕES ESTRUTURANTES DO ENSINO SUPERIOR”

A sua colaboração será certamente um contributo assinalável para o êxito e qualidade da Revista, pelo que vimos convidá-lo(a) a apresentar um artigo dentro da temática acima enunciada.

Caso nos honre com a sua participação, deverá submeter a proposta que deverá ser enviada: para o endereço:

Através do endereço eletrónico: geral@aforges.org

ou

Através da seguinte ligação: http://www.aforges.org/submissao-textos/

Na expetativa de resposta com a sua valiosa colaboração, apresentamos os nossos melhores cumprimentos.

http://www.aforges.org/revistas/

Com os melhores cumprimentos
Paulino Lima Fortes
Presidente
Associação FORGES



MENSAGEM DO PRESIDENTE DA FORGES – PROF. DOUTOR PAULINO LIMA FORTES

Estimados Companheiros

Prezados sócios individuais e institucionais da FORGES

No momento em que novas equipas assumem os cargos de Direção da FORGES, da Assembleia Geral e do Conselho Fiscal, cumpre-me agradecer-vos pelo voto de confiança expresso com a eleição dos novos corpos gerentes. Essa confiança é uma honra e uma responsabilidade desmesuradas.

Julgamos nós que ela tem três pressupostos, que são efetivamente, os nossos postulados de partida:

    1. O legado da direção da Professora Doutora Luísa Cerdeira e os colegas, que instalaram e geriram a FORGES, é um edifício sólido, constituído por várias conquistas acumuladas, quer no aumento da produção científica na área de políticas e gestão das IES e sistemas de ES, quer no impacto científico da associação na gestão das nossas IES, nas políticas de ES e relação entre os governos e as IES nos nossos países, quer ainda nas relações bilaterais e multilaterais entre os membros individuais e os institucionais;
    1. O espírito de associação que impregna a FORGES, que se constitui cada dia mais numa grande família de académicos que perseguem um objetivo comum, e que para tal se comunicam, participam nas decisões e apresentam propostas, com afeto e sentimento de posse: a FORGES constituiu-se numa rede de afetos, baseada numa língua e num tecido de culturas de afeto. O afeto: eis um grande e inesperado ativo da FORGES:
  1. A noção da rotatividade dos titulares dos órgãos de direção e gestão, numa perspetiva de inclusão, em que todos são chamados a participar.

A FORGES nasceu em boa hora, para colmatar duas lacunas que existiam nos nossos sistemas de ensino superior, quando encarados como uma rede de milhões de pessoas (estudantes, investigadores e professores) e milhares de IES (Instituições de ensino superior) que laboram (fazem, recriam e comunicam ciência) com base na língua portuguesa. Com efeito, de forma original, a FORGES colocou o foco:

– Nas políticas e na gestão das IES e, por indução, aos sistemas nacionais de ensino superior;

– No investigador individual – o que permite o refinamento da rede acima referida, até à sua menor unidade, a saber, o indivíduo – sem excluir, antes valorizando, a inclusão das IES;

A essa clarividência, aliou-se uma estratégia nitidamente ganhadora: o envolvimento de autoridades políticas, nacionais e locais, com responsabilidade nos sistemas de ensino superior. Essa estratégia permitiu traze-las para os fóruns de divulgação e discussão de resultados, e proporcionar um diálogo virtuoso, na área do ensino superior, entre os delineadores de políticas e os produtores de conhecimento, originando assim, compromissos e decisões e investigação, com maior qualidade.

A FORGES é uma associação científica. Apesar de estarmos num mundo em que o número de profissionais da ciência tem aumentado, o número de resultados científicos está em crescimento exponencial, nunca se precisou tanto da ciência, da prática científica, do pensamento científico e de uma forma racional de viver.

Com efeito, as manifestações crescentes de misoginia, negacionismo, desinteligência, duma forma geral, têm levado a ataques sistemáticos, de violência inaudita, à sociedade e às suas células organizativas básicas, às nações e aos indivíduos, à natureza, nos seus níveis local e global, repetindo fórmulas que se pensava já terem sido banidas da caminhada humana, em escalas inimagináveis, apenas dez anos atrás.

A crise de valores que vivemos é uma crise de inteligência, é uma crise de ciência. Crise alimentada pelo empoderamento de líderes confessamente avessos à ciência, à racionalidade, ao único modo de vida capaz de assegurar um devir de paz e progresso para a Humanidade, no seu habitat, o planeta Terra.

A importância deste fórum e a sua colocação no quadro da resistência que se desenvolve contra esses anti valores, advém dos seus objetivos, realizados ao longo de 7 anos de funcionamento:

– Estimular a produção científica nas áreas de política e gestão do ensino superior;

– Promover a comunicação científica, o intercâmbio e a mobilidade entre investigadores e entre IES;

– Estimular a partilha de modelos de sistemas e subsistemas de ensino superior, instrumentos de gestão e práticas e reflexões;

– Promover a formação, as visitas de estudo;

– Promover a produção e comunicação da ciência em português;

Em suma, a FORGES através do seu foco na gestão das IES dos PRLP (países e regiões de língua portuguesa), está a contribuir para o aumento da qualidade dessas instituições e, indiretamente, está a induzir a centralidade da visão científica das fenomenologias naturais, sociais e pessoais e com isso contribuir para a coesão das sociedades e das nações, a começar pelos PRLP e as redes internacionais que integram. Fica assim  importância da FORGES no reforço do papel das IES no desenvolvimento e afirmação dos nossos países

De que países estamos a falar?

– Países com universidades muito novas, com sistemas de administração e gestão por instalar e ou consolidar

– Boa parte são países jovens: 7 tem menos de 45 anos, com sistemas económicos, políticos e educativos por consolidar;

– Taxa média bruta de escolarização superior inferior a 20%;

– Cerca de 273 milhões de falantes da mesma língua, sendo que mais de 500 milhões de falantes do castelhano pode-se considerar como tendo língua e culturas afins;

As características acima mostram a pertinência da FORGES, bem como as oportunidades de a associação fazer parte dos processos de desenvolvimento institucional das IES e, tanto por essa via, como pela disponibilização de ações de formação e da prestação de consultorias, também participar no desenvolvimento dos nossos países.

O sucesso da FORGES, bastante patente no oitavo encontro agora encerrado, mostra que as estratégias aplicadas até aqui foram muito acertadas. Elas foram estribadas em:

    1. Comunicação constante e fluída entre os membros em cargos de direção ou de responsabilidade em tarefas,  
    1. Gestão participada e responsabilidades distribuídas
    1. Programação escrupulosa das ações e com a devida antecipação
    1. Estrito cumprimento dos estatutos e regulamentos
    1. Rigor e transparência na gestão financeira e prestação de contas,
  1. Equilíbrio na representação dos países e regiões na afetação de órgãos, ações e tarefas.

Essa metodologia continuará a ser seguida. Para tal, contamos com o envolvimento de todos, como até aqui.

Por outro lado, ela nos enche de confiança em relação ao futuro.

Os próximos desafios da FORGES incluem:

– Maior presença e envolvimento das IES privadas e seus quadros;

– Aproximação às redes dos países de expressão castelhana, em particular os latino-americano;

– Reforçar a presença da FORGES nos nossos países e IES, nomeadamente criando células FORGES nas IES membros e não membro – começando por criar o respetivo regulamento;

– Continuar a política de publicação, nomeadamente da revista FORGES;

– No âmbito da academia FORGES:

  1. a) Criar pacotes de formação, em particular, online, direcionados para temas específicos e para públicos;
  2. b) Criar uma série de lições/conferências vídeo para constituir seminários sobre aspetos específicos das políticas e gestão de IES.

A concluir, observemos que o papel da FORGES no seio da rede dos PRLP tem sido essencial à área das políticas e gestão do ensino superior. Um possível indicador é o facto de terem saído do seio da FORGES altas autoridades académicas e políticas.

Bem haja a FORGES, bem hajam todos,

Muito obrigado pela vossa atenção!


Fotografias – 8ª Conferência FORGES 2018 

CONSULTE AQUI AS FOTOS

8ª CONFENCIA FORGES: INFORMAÇÃO SOBRE AS SESSÕES PARALELAS 

PODE CONSULTAR A DISTRIBUIÇÃO DA APRESENTAÇÕES PELAS SESSÕES PARALELAS 

MODELO DE APRESENTAÇÃO PARA A SESSÃO PARALELA – FORGES_Modelo_Comunicao

Cada sessão paralela tem um moderador que coordenará o tempo da comunicação (10M+ 5 PARA DEBATE COM O PÚBLICO) por forma a que todos possam apresentar os seus trabalhos. O/a moderador/a organizará o tempo de acordo com os oradores presentes na sala. Os moderadores solicitarão aos oradores o acesso à sua apresentação (_PowerPoint_), que será gravado numa caneta/pen conjunta que será posteriormente entregue à organização para divulgação no site da FORGES.

LIVRO DE RESUMOS DA 8ª CONFERÊNCIA (ISBN 978-989-97890-8-1), ONDE SE INCLUI UMA _PEN_ COM OS TEXTOS COMPLETOS, será entregue a todos os participantes que tenham realizado a sua inscrição no site da FORGES e pago a sua inscrição


8ª CONFERÊNCIA FORGES

 
O papel da Garantia da Qualidade na Gestão do Ensino Superior: desafios, desenvolvimentos e tendências
Instituto Politécnico de Lisboa
Lisboa, Portugal
28, 29 e 30 de Novembro de 2018
 

A Associação Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa (FORGES) e o Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal, organizam a 8ª Conferência FORGES subordinada ao tema “A Garantia da Qualidade na Gestão do Ensino Superior: Desafios, Desenvolvimentos e Tendências.

A Conferência que decorrerá nos dias 28, 29 e 30 de novembro de 2018, proporcionará aos seus auditores o ensejo de refletirem sobre a missão da Educação Superior para o desenvolvimento dos países e regiões. A Conferência reunirá dirigentes com responsabilidades na gestão universitária, formuladores, avaliadores de políticas públicas de educação superior, pensadores e pesquisadores da área, para um exercício de educação comparada e de articulação entre instituições, entre dirigentes e estudiosos de políticas e práticas de gestão da educação superior, com o objetivo de enriquecer o conhecimento na partilha de experiências. Desta forma, permitir-se-á estreitar os laços no que toca à cooperação universitária entre os países de língua portuguesa.
Existirão ao longo do evento painéis e sessões paralelas subordinas aos subtemas:

1.A Avaliação e a Melhoria da Qualidade. O contributo dos Sistemas de Avaliação Nacionais e Internacionais
2.O Desenvolvimento do Ensino Superior e os Desafios da Avaliação e Melhoria da Qualidade
3.Boas Práticas para a Melhoria da Qualidade das Instituições de Ensino Superior
4.A Internacionalização e a Cooperação como Factores de Qualidade no Espaço do Ensino Superior de Língua Portuguesa
5.Qualidade e o Financiamento do Ensino Superior
6.A Gestão Estratégica das Instituições de Ensino Superior e a Qualidade

PROGRAMA GERAL
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO
PAGAMENTOS PAYPAL
COMISSÃO CIENTÍFICA
ALOJAMENTO

INFORMAÇÃO GERAL:

Inscrição e Pagamento – docentes, estudantes, funcionários e outros oriundos do IPL e IE, estão isentos do pagamento de inscrição.

PERGUNTAS FREQUENTES

Qual o quantitativo máximo de resumos a submeter?
Até 3 Resumos por pessoa.

Qual o quantitativo máximo de autores por resumo a submeter?
Até 6 autores.

Qual a obrigatoriedade do pagamento da inscrição, se apenas pode pagar um autor ou todos os autores necessitam realizar tal feito?
Basta haver 1 dos autores a pagar, mas terão de pagar a sua inscrição todos os que estiverem presentes na conferência.

O pagamento da inscrição, é condição de submissão ou pode ser após o resultado da submissão?
A inscrição pode ser após a submissão e da comunicação aceite.

Para outras informações poderá consultar Secretariado da FORGES
Rui Ferreira Santos através do endereço:
geral@aforges.org e do telefone + 351 965 667 213

CLIQUE AQUI E VEJA AS NORMAS GERAIS PARA APRESENTAÇÃO DO TEXTO FINAL.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE

Agradecemos antecipadamente a melhor colaboração de todos os proponentes de comunicações no respeito pelas normas indicadas, pois não serão aceites nem os resumos nem os textos que não as cumpram e sobretudo que ultrapassem o número de palavras indicado.

NOVO PRAZO PARA ENTREGA DAS COMUNICAÇÕES FINAIS E DAS INSCRIÇÕES:

Até dia 29/10/2018.

Caso surja alguma questão durante o processo de comunicação, por favor contate-nos.

Instituto Politécnico de Lisboa

Tel:+351  217 101 200
Fax:  +351  217 101 235
geral@sp.ipl.pt


 
Seminário Pré-8ª Conferência FORGES:

Os Desafios do Crescimento e Garantia da Qualidade do Ensino Superior:
Os casos de Angola, Brasil, Cabo Verde e Moçambique.

27 de novembro | 9h00 – 13h00 | sala 7
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Entrada Livre, mas de inscrição obrigatória – Até ao limite da sala

Este seminário tem um caráter formativo e poderá ser frequentado por todos os docentes, funcionários não-docentes e estudantes do IE-ULisboa e IPL  e por todos os inscritos na 8.ª Conferência da FORGES.

Este seminário está integrado na 8.ª Conferência do FORGES.

DATAS IMPORTANTES (atenção consultar com frequência o Site da FORGES)

    • Submissão de resumos de comunicações das Sessões Paralelas | Até 28 Setembro de 2018
    • Notificação da aceitação de comunicações para Sessões Paralelas | Até 5 de Outubro de 2018
  •  Envio do texto final para publicação nas Atas |Até 22 de Outubro de 2018

Mais informações e inscrições

 

 
 
Curso de Formação Avançada sobre a relação da China com os Países de Língua Portuguesa (CPLP)
 

A Universidade de Coimbra acaba de criar um Curso de Formação Avançada sobre a relação da China com os Países de Língua Portuguesa (CPLP), colmatando a falta de conhecimento existente nesta área. O objetivo é, por isso, explicar o funcionamento dos sistemas políticos, jurídicos e cultura empresarial destes dois mundos e a forma como eles se relacionam, fornecendo ferramentas necessárias para singrar neste contexto. As temáticas abordadas incluem a gestão intercultural, as relações comerciais, o investimento e o turismo, com particular referência à iniciativa chinesa da “Nova Rota da Seda”.

Os seminários estão organizados por módulos lecionados pelos melhores especialistas nacionais e internacionais da área, garantindo uma diversidade de perspetivas na transmissão do conhecimento. A Universidade de Coimbra oferece um ambiente único, onde estudantes do Mundo Lusófono se cruzam com os muitos chineses que aqui aprendem português, para depois trabalharem nesses países como diplomatas, tradutores ou empresários.

As aulas vão decorrer às sextas-feiras à tarde entre finais de Setembro e Dezembro e entre Fevereiro e Maio, sendo possível frequentar apenas um dos semestres. A mensalidade é de 300 Euros mas são oferecidas algumas bolsas de estudo. Mediante a existência de um número mínimo de interessados, serão organizadas visitas de estudo a instituições relevantes e uma semana internacional na China e/ou num dos Países de Língua Portuguesa. Nestes países também serão facilitados períodos de estágio em instituições relevantes.

Mais informação no site do curso A China e os Países de Língua Portuguesa na Economia Mundial: Comércio, Turismo, Cooperação e Desenvolvimento

CARTAZ    BROCHURA


 
Coimbra International Engineering Forum
 

Coimbra International Engineering Forum (CIEF) é uma iniciativa do grupo local da associação europeia de estudantes de tecnologia (BEST-Coimbra), que terá lugar de 1 a 9 de Setembro de 2018, em Coimbra. O objetivo é fomentar a ligação entre estudantes universitários dos países de língua oficial portuguesa e estudantes europeus, usando a Engenharia e as Ciências e Tecnologias para resolver um problema à escala mundial. As universidades são convidadas a propor um/a candidato/a. A seleção será feita, pela organização,  com base no Curriculum Vitae e nas cartas de motivação e de recomendação.

A Universidade de Coimbra assumirá os custos de alojamento, alimentação e transportes dentro de Portugal, ficando as despesas de deslocação ao encargo dos/as candidatos/as.

FOLHETO
 

 
 
 
XXVIII Encontro da AULP – Património Histórico do Espaço Lusófono: Ciência, Arte e Cultura
18, 19 e 20 de julho de 2018
Lubango, Angola
 
 
Mais informações
 
 
 

 
Universidade Eduardo Mondlane | 2nd Call for Applications 
May 9, 2018

Mais informações
 
Caro leitor,
 
A Direcção da FORGES, tem o prazer de informar que já se encontra disponível o Volume 5 | Número 2 | Dezembro de 2017 da Revista FORGES. 
A Revista engloba uma reflexão crítica sobre a língua portuguesa e 8 interessantes artigos que incidem em temas relevantes e diversificados, que estão na ordem do dia na educação superior de Angola, Brasil, Moçambique e Portugal.
CONSULTE AQUI
 
 

7ª Conferência FORGES – Maputo

Consulte aqui os textos e apresentações
 
Associação das Universidades Africanas
 
O reitor da Universidade Eduardo Mondlane,  Orlando Quilambo, foi eleito, no passado dia 8 de junho, para o cargo de presidente do Conselho de Direção da Associação das Universidades Africanas (AAU), organização com mais de 350 membros.
A eleição aconteceu no término da 14ª Assembleia Geral da Associação, que decorreu em Acra, capital da República do Gana.
O Conselho Directivo deste órgão tem a responsabilidade de traçar estratégias que respondam aos desafios das universidades africanas, assim como discutir seus problemas.
Até á data, Orlando Quilambo ocupava o cargo de vice-presidente da mesma organização.
Esta é a terceira vez que a Universidade Eduardo Mondlane entra na direção da Associação das Universidades Africanas, depois de, na década de 90 , Narciso Matos ter ocupado o cargo de Secretário-Geral do órgão.
Orlando António Quilambo possui experiência de gestão académica, que começa em 1988, como chefe de Departamento de Biologia e Química na Faculdade de Educação, passando mais tarde para director-adjunto da mesma Faculdade. Foi igualmente director-adjunto da ex-Faculdade de Biologia e em 1992 foi nomeado 1º Director da Faculdade de Ciências, no atual figurino. Atualmente exerce as funções de reitor da Universidade Eduardo Mondlane, depois de ter sido vice-reitor Académico e director Cientifico da mesma. É membro de várias organizações nacionais e internacionais, investigador e coordenador de projetos de investigação.
Desde março de 2009, é Presidente da Academia de Ciências de Moçambique, a primeira academia deste género em Moçambique, tendo sido um dos impulsionadores da sua criação e instalação.
 
Para mais informações: 
 

REUNIÃO DA DELEGAÇÃO DA FORGES

Membros da Direção da FORGES reuniram-se no dia 3 de Julho, em Maputo, com o Senhor Ministro da Ciência e Tecnologia do Ensino Superior e Técnico Profissional com o objetivo de preparar a 7ª Conferência que decorrerá nos dias 29, 30 de novembro e 1 de dezembro naquele país.


POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO EDUCACIONAL em Portugal e no Brasil – 22 junho, 5ª feira, 17h30 – ESE de Lisboa

Tertúlia
22 de junho, 5ª feira, às 17h30
Na Escola Superior de Educação de Lisboa – Sala dos Atos

Com
Márcia Ângela da Silva Aguiar
Membro da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação do Brasil
Alda Maria Duarte Araújo Castro
Universidade Federal do Rio Grande do Norte – Brasil
João Pinhal
Professor do Instituto da Educação e Presidente da AFIRSE- Portugal

A moderar:
Maria José Rau, em articulação com representantes do Fórum Português de Administração Educacional e do Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa

A realidade educativa brasileira é pouco conhecida em Portugal, embora  existam diversos pontos comuns  entre os dois países:  um passado  de difícil afirmação da escola para todos e  uma situação atual caraterizada por uma forte  tensão entre as aspirações   democráticas de  equidade  e  de participação em educação  e as  pressões, nacionais e internacionais,  para a privatização  das escolas e do sistema educativo.
As diferenças são, contudo e igualmente, muito  significativas. Nesse sentido, serão aqui   analisados  os  desafios e as tendências existentes   no domínio da gestão escolar em Portugal e no Brasil, concedendo particular atenção às seguintes dimensões: formação e trabalho de professores e diretores;  gestão escolar; o papel dos municípios na educação.
A presença de investigadores nacionais e brasileiros, com uma  larga experiência nestes domínios, permitirá um debate multifacetado e aprofundado sobre estas problemáticas,   realçando e salvaguardando a especificidade dos contextos em análise.

Ver contactos e localizaçãoAQUI


COOPERAÇÃO ACADÉMICA PARA O DESENVOLVIMENTO: OPORTUNIDADES DE FINANCIAMENTO (Staff training week)

UNIVERSIDADE DE COIMBRA / FORGES
17 A 19 DE MAIO DE 2017
LOCAL: Universidade de Coimbra

Fornecer uma visão geral dos principais instrumentos de financiamento disponíveis para suportar a cooperação académica em matéria de desenvolvimento, com especial enfoque nos fundos da União Europeia, o principal dador mundial.
Será explicitada a tipologia de projetos apoiados, os requisitos formais e calendários de candidatura.
Serão dados exemplos de casos de sucesso e exercícios práticos que ilustram o processo de candidatura, desde o conceito inicial até à candidatura e execução.

PÚBLICO-ALVO
Responsáveis pela dinamização de parcerias académicas no âmbito da cooperação, incluindo lideranças institucionais e pessoal técnico responsável por concretizar candidaturas e acompanhar a execução dos projetos.

LOCAL
Os trabalhos decorrerão no Salão da Reitoria da Universidade de Coimbra, Paço das Escolas, Coimbra.

INSCRIÇÕES
A frequência é gratuita para sócios da FORGES, (os sócios institucionais podem inscrever duas pessoas). Não sócios: 350 euros. A inscrição inclui as refeições mencionadas no programa.

Inscrições e informações disponíveis AQUI

FOTOS DO EVENTO

[read more=”ABRIR O PROGRAMA (PRELIMINAR)” less=”FECHAR O PROGRAMA (PRELIMINAR)”]

PROGRAMA (PRELIMINAR)

17 de Maio (quarta-feira)

11:30 | Chegada e registo dos/as participantes

12:30 | Almoço

14:00 | Boas-Vindas, Presidente da FORGES Luísa Cerdeira e Vice-Reitor da UC Joaquim Carvalho.

Apresentação geral dos participantes e do formato dos trabalhos.

14:30 | A União Europeia e o apoio à Cooperação e Desenvolvimento: políticas e instrumentos, por representante da UE

15:00 | Discussão

16:00 | Pausa para café

16:30 | Visita ao núcleo histórico da UC

19:30 | Jantar (Cafetaria do Museu da Ciência da UC)

18 de Maio (quinta-feira)

09:30 | Projectos Capacity Building no contexto do ERAMUS+: a experiência do Coimbra Group de universidades europeias, Filippo Sartor, Universidade de Bolonha, Itália, coordenador do Grupo de Trabalho de Cooperação e Desenvolvimento do Coimbra Group

11:00 | Intervalo para café

11:30 | Casos práticos e discussão

12:30 | Almoço

14:30 | Fontes de financiamento e parcerias: o contexto africano, Maria do Rosário Sambo, Reitora da Universidade Agostinho Neto, Angola e Presidente da Assembleia Geral da FORGES

15:00 | Discussão

16:00 | Intervalo

16:30 | Visita às coleções e fundos do Museu da Ciência da UC relativos aos países de língua portuguesa.

19:30 | Jantar (Centro Cultural D. Dinis)

19 de Maio (sexta-feira)

09:30 | Projetos na prática (I): elaboração de candidaturas, Divisão de Apoio e Promoção da Investigação, Universidade de Coimbra

11:00 | Intervalo para café

11:30 | Projetos na prática (II): organização institucional, agentes e responsabilidades, Divisão de Apoio e Promoção da Investigação e Divisão de Relações Internacionais, Universidade de Coimbra

12:30 | Almoço

14:30 | Projetos na prática (III): execução e monitorização de projetos, Divisão de Projetos e Atividades, Universidade de Coimbra

16:00 | Intervalo

16:30 | Encerramento

[/read]


XXVIII Simpósio de Política e Administração da Educação

Realizou-se entre os dias 26 e 28 de abril de 2017, na Universidade Federal do Paraíba – João Pessoa  – Brasil, uma Mesa Redonda subordinada ao tema “Desafios da Gestão da Educação Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa. O papel da FORGES”.


Rede Internacional de Investigação-Ação Colaborativa – Estreiadiálogos

A ESTREIÁDIALOGOS pretende contribuir para melhorar a qualidade da prática profissional através da investigação-ação crítica e orientada para a mudança, problematizando e transformando essa mesma prática numa abordagem situada, colaborativa e assente em valores humanistas e democráticos.

Este rede pretende ainda:

•    Reconhecer e afirmar o papel da língua portuguesa na investigação e na comunicação da investigação, e portanto a necessidade de construir cenários plurilingues e contra-hegemónicos através da constituição de redes com matrizes linguísticas diversas.

•    Aproximar realidades que, sendo distintas, partilham patrimónios linguísticos e culturais historicamente construídos, reforçando a interação entre elas e produzindo conhecimento potencialmente significativo para as comunidades que as habitam.

mais informações:

www.estreiadialogos.com
www.estreiadialogos.com/revista


XIX REALP

Informam-se  todos os interessados que a realização do XIX REALP será no período de 12 a 15 de setembro de 2017 na Universidade Federal do Ceará (UFC) com o tema “Desenvolvimento e sustentabilidade frente às mudanças climáticas globais”.

Brevemente será disponibilizado o link para mais informações relativas ao programa e inscrições.


March for Science: Why scientists are protesting worldwide

march4science

On 22 April 2017, scientists around the globe will gather to march for the cause of science and raise awareness about the importance of science for society.

The March for Science movement started in Washington, D.C. earlier this year and quickly spread with parallel marches now being organised in more than 500 cities. What unites those behind the various demonstrations is the concern that parts of society and policies are moving away from evidence-based decision-making. Post-factual politics and scorn for experts are marginalising researchers politically. 

This issue is connected to other trends: Public funding for basic research is diminishing in many countries and nationalist policies are obstructing the movement of talent and the functioning of research institutions. Such developments threaten science and critical thinking and ultimately contribute to the erosion of the knowledge society. They go beyond the labs and libraries and touch all who acknowledge the cultural and economic benefits of such society.

EUA shares this concern and supports its members in their individual actions around the march.

Further information on the March for Science and how to take part can be found on the movement’s website

To follow and engage on Twitter: @MarchForScience; #MarchForScience


PARTICIPAÇÃO DA FORGES NO TERCEIRO “FESTIVAL DA LUSOFONIA GOA”, 17 de Fevereiro a 18 de Março 2017

A Sociedade Lusófona de Goa (LSG), que visa promover e apoiar a cultura lusófona em Goa, aprofundando as relações entre Goa e os países e regiões lusófonas e estabelecendo projetos relacionados com a língua portuguesa e cultura lusófona nas áreas de artes, sociais, educacionais, ciência e tecnologia, está a organizar o 3º Festival Lusófono em Goa, que decorrerá no período de 18 de fevereiro a 18 de março de 2017.

Dando corpo à colaboração prevista no protocolo recentemente assinado com a FORGES (Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa), a FORGES, estará representada neste evento através da participação da Prof. Doutora Eduarda Duarte, da Universidade de Lisboa e Membro dos órgãos da FORGES.

Tema da apresentação “Access to higher education: a life span /life space perspective” Autoria da Prof Eduarda Duarte da Universidade de Lisboa (Portugal).

[read more=”ABRIR O PROGRAMA” less=”FECHAR O PROGRAMA”]
PROGRAMA

March 14 (Tuesday) 10 am
Management of Higher education in Lusophone Countries and in Goa/ India International Seminar
Seminar Room, Rosary College of Commerce & Arts, Navelim

10:00 Opening of the Seminar

10:15 “Lusofonia” and the access to higher education:  a life span /life space perspective”
Prof. Dr. Maria Eduarda Duarte (Faculty of Psychology, University of Lisbon, Portugal)
Membro da Assembleia Geral da FORGES (Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa)

10:45 “Higher Education and its Management’ with special reference to Goa / India”
Prof. Dr. Remy Dias (Dy. Director, Directorate of Higher Education, Govt. of Goa, Porvorim)

11:15 Discussion

Lusophone Society of Goa (LSG) / Sociedade Lusófona de Goa

info@lusophonegoa.org
www.lusophonegoa.org
www.facebook.com/lusophonegoa
www.twitter.com/lusophonegoa

3rd Lusofonia Festival Goa 2017 – February 17 – March 18, 2017
Terceiro Festival da Lusofonia Goa 2017– 17 de Fevereiro a 18 de Março de 2017

Mais informações AQUI

[/read]


Já se encontra disponível para leitura a Revista II/2016 da FORGES.
A Direção da FORGES deseja a todos um boa leitura.


img_20161129_170610135

img_20161129_170657657

A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e a FORGES – Associação Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões da Língua Portuguesa, assinaram um protocolo de intenções. O Acordo tem como objetivo promover e intensificar a cooperação académica, científica e cultural no âmbito das políticas educativas, de administração escolar e do ensino superior. O Acordo foi assinado em 29 de Novembro de 2016, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Brasil, durante a realização da 6ª Conferência FORGES. Assinaram o referido acordo Vera Lúcia Jacob, Vice-Presidente (ANPEd) e Maria Luísa Cerdeira, Presidente da FORGES.


A Sociedade Lusófona de Goa, Índia (LSG) e a FORGES – Associação Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões da Língua Portuguesa assinaram um Memorando de Entendimento. O Memorando tem como objetivo promover e intensificar a cooperação académica, científica e cultural no âmbito das políticas educativas, de administração escolar e do ensino superior. O Memorandum foi assinado em 29 de Novembro de 2016, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Brasil, durante a realização da 6ª Conferência FORGES. Assinaram o Memorandum Aurobindo Xavier presidente da Sociedade Lusófona de Goa (LSG) e Maria Luísa Cerdeira presidente da FORGES.


6ª Conferência FORGES – Campinas, São Paulo, Brasil.


6ª Conferência FORGES

A Associação Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa (FORGES) e a Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, Brasil, organizam com o apoio do Grupo Gestor de Benefícios Sociais (UNICAMP) e do Centro Cultural de Inclusão e Integração Social, a 6ª Conferência FORGES subordinada ao tema “Para que(m) servem a Universidade e as instituições do Ensino Superior? Balanços, proposições e desafios acerca do papel das IES no século XXI”.
A Conferência que decorrerá nos dias 28, 29 e 30 de novembro de 2016, proporcionará aos seus auditores o ensejo de refletirem sobre a missão da Educação Superior para o desenvolvimento dos países e regiões. A Conferência reunirá dirigentes com responsabilidades na gestão universitária, formuladores, avaliadores de políticas públicas de educação superior, pensadores e pesquisadores da área, para um exercício de educação comparada e de articulação entre instituições, entre dirigentes e estudiosos de políticas e práticas de gestão da educação superior, com o objetivo de enriquecer o conhecimento na partilha de experiências. Desta forma, permitir-se-á estreitar os laços no que toca à cooperação universitária entre os países de língua portuguesa.
Existirão ao longo do evento painéis e sessões paralelas subordinas aos temas:

1. Os Múltiplos Desafios da Reafirmação e Renovação da Missão das Instituições de Ensino de Superior;
2. Os Contributos do Ensino Superior face aos novos Desafios Societais;
3. Sustentabilidade, Inovação e Internacionalização na Educação Superior;
4. Avaliação, Financiamento, Redes e Produção Científica;
5. A Importância da Formação de Professores para o Desenvolvimento;
6. A mercantilização da educação superior e o processo de “financeirização” das universidades e instituições de ensino superior

PROGRAMA

Para inscrições deverá ser preenchido o formulário de inscrição disponível em

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Para outras informações poderá consultar

Secretariado da FORGES
Rui Ferreira Santos através do endereço: geral@aforges.org e do telefone + 351 965 667 213
ou o Secretariado da UNICAMP Ludmila Fávero através do telefone +55 (19) 352 14 709.

Nobre
dos Santos

NOTA CURRICULAR

Doutorado em Linguística/Discurso pelo Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro (Portugal), Mestre em Educação/Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Brasil), Pós-graduado em ensino do Português, Língua Estrangeira pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Portugal) e licenciado em Ensino de Português pela Universidade Pedagógica (Maputo – Moçambique).

 

Foi docente do ensino primário, secundário, médio e desde 2000 que é docente universitário, atualmente, na Universidade Pedagógica (Maputo).

Orientou vários cursos de formação contínua de professores do ensino básico, secundário e universitário, em Moçambique.

 

Foi responsável pela revisão linguística dos manuais do ensino básico e participou na elaboração dos atuais programas de português do Ensino Secundário Geral, em Moçambique.

 

É Secretário da Assembleia Geral da FORGES e um dos coordenadores do Eixo Qualidade no Ensino Superior da Academia FORGES.

 

É ainda consultor da UNESCO para a revisão do Currículo do 1.º Ciclo do Ensino Secundário em Moçambique e Administrador do Distrito de Caia, Província de Sofala, Moçambique.

Luísa
Cerdeira

NOTA CURRICULAR

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Lisboa, Professora Auxiliar do Instituto de Educação (IE) da Universidade de Lisboa, desde 2010, e Membro do Grupo de Investigação da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, tem como principais focos de interesse as Políticas de Ensino superior, Financiamento de Educação e Ensino Superior Gestão do Ensino Superior.

Membro do Conselho de Gestão do IE e Coordenadora do Grupo de Missão de Internacionalização do IE. Pró-Reitora da Universidade de Lisboa (2010-2013); Chefe de Gabinete do Reitor da Universidade de Lisboa (2010); Administradora da Universidade de Lisboa (2000-2010); Diretora dos Recursos Humanos, Físicos e Financeiros da Direcção Geral do Ensino Superior (1990-2000); Coordenadora Executiva do PRODEP II para o Ensino Superior (fundos da União Europeia; 1994-2000). Presidente da FORGES (2011-2018). Presidente da Assembleia Geral da FORGES (2018-2024).

Consultora Externa do Banco Mundial, no estudo de Avaliação do Sistema de Ensino Superior em Cabo Verde (2010-2012).

Possui diversos artigos científicos, publicados em livros e revistas portugueses e estrangeiros, na área das Políticas de Gestão e Financiamento do Ensino Superior. 

Arnaldo
Brito

NOTA CURRICULAR

Docente e investigador na Universidade de Cabo Verde, doutorado e mestrado em Educação, na especialidade de política e administração educacional.

 

Desempenhou funções de Assessor do Ministro do Ensino Superior, de Diretor-Geral do Ensino Superior, sendo licenciado em História e detentor do Curso de Magistério Primário.

 

Exerceu funções de diretor de escolas, tanto no ensino básico como secundário, passando pelo centro de formação profissional. 

Sandra
Brito

NOTA CURRICULAR

Professora Auxiliar na Universidade Eduardo Mondlane, é licenciada em Geografia pela Martin Luther Universitat, Halle-Wittemberg, na Alemanha, doutorada em Engenharia de Produção – Avaliação da Qualidade do Ensino Superior, na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC-Brasil e mestre em Administração Universitária, igualmente na UFSC-Brasil.

Está envolvida no desenvolvimento de cooperação e relações internacionais no Instituto Superior de Ciências e Tecnologia de Moçambique e na investigação aplicada ao desenvolvimento da qualidade no Ensino Superior.

É membro do Conselho Fiscal da FORGES.

Alfredo
Buza

NOTA CURRICULAR

Professor Catedrático, é Reitor da Universidade de Luanda.

Foi docente e membro da Comissão Científica dos Mestrados em Administração Educacional e Pedagogia do Ensino Superior no ISCED – Luanda e possui formação multidisciplinar nas áreas de ciências agrárias, direito, teologia e educação. Pós-doutorando em Educação na Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil).

Foi Vice-Decano no Instituto Superior de Ciências da Educação em Cabinda; Vice-Reitor na Universidade Onze de Novembro e Diretor Nacional em três áreas distintas (Formação Avançada, Inspeção e Recursos Humanos) nos departamentos Ministeriais que tutelam o Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação em Angola.

É autor e coautor de vários artigos e livros e preletor em eventos nacionais e internacionais.

Preside o Conselho Fiscal da FORGES.

Lourdes
Machado

NOTA CURRICULAR

Licenciada em Economia pela Universidade do Porto (Portugal), pós-graduada em Administração e doutorada em Administração de Empresas, ambas licenciadas pela Universidade do Minho (Portugal).

É Investigadora Associada Sénior do Centro de Investigação em Políticas do Ensino Superior (CIPES) e as suas áreas de investigação incluem Gestão, Liderança, Estratégias, Políticas do Ensino Superior e Estudos de Género.

Tem coordenado e contribuído para projetos de investigação multidisciplinares e multi-institucionais financiados, nomeadamente, pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), Fundação Gulbenkian (Portugal), Capes (Brasil) e Comissão Europeia.

Recebeu bolsas de investigação da Fundação Gulbenkian e Fulbright (EUA).

É autora e coautora de 12 livros, editora de três livros, autora de 33 capítulos de livros e 65 artigos publicados em periódicos europeus, asiáticos e americanos.

joaquim mourato

NOTA CURRICULAR

Doutorado em Ciências Económicas e Empresariais pela Universidad de Extremadura (Espanha), Pós-doutorado e Pós-graduado em Gestão Estratégica de Instituições de Ensino Superior, pelo Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES) do ISCTE-IUL e pela Universitat Politécnica de Cataluña (Barcelona), respetivamente, é Diretor-Geral do Ensino Superior (Portugal) desde outubro de 2022.

É professor coordenador na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IP Portalegre, conselheiro do Conselho Nacional de Educação, avaliador da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), investigador integrado do VALORIZA-IPP, investigador colaborador do CIES, do ISCTE-IUL, investigador visitante do CHEPS – University of Twente, É também Membro da Direção da FORGES e do Comité da European Quality Assurance Forum (EQAF).

Os seus interesses de investigação são o desenvolvimento regional, a gestão da performance organizacional e a gestão de Instituições de Ensino Superior.

Conceição Mendes

NOTA CURRICULAR

Maria da Conceição Barbosa Rodrigues Mendes, Professora Catedrática do Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela. Doutorada em Administração e Organização Educacional, pelo Instituto de Educação, Universidade do Minho. Mestre em Desenvolvimento Curricular, pelo Instituto de Superior de Educação da Educação da Huíla, Universidade Agostinho Neto.

Investiga na área educacional, focalizando a avaliação, as políticas e as práticas de gestão no ensino superior.

Autora e coautora de diversas publicações, entre comunicações, artigos, livros e capítulos de livros.

Membro de Associações Académicas e Científicas: Fórum Português de Administração Educacional (desde 2009); Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa (desde 2011); Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa (Membro-Fundador, desde 2011); Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (desde 2015) e Associação Portuguesa para a Qualidade (desde 2017).

olímpio castilho

NOTA CURRICULAR

Doutorando em Direito na Faculdade de Ciências Jurídicas e do Trabalho da Universidade de Vigo.

Foi Presidente do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Instituto Politécnico do Porto entre 2010 e 2018. Pertence ao corpo docente desta Escola, sendo Professor Adjunto da área científica de Direito.

Detém o título de Especialista em Direito atribuído pelos Institutos Politécnicos do Porto e de Portalegre e pela Universidade de Aveiro. Possui o Diploma de Estudos Avançados (DEA), da Faculdade de Ciências Jurídicas e do Trabalho da Universidade de Vigo; é Mestre em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e licenciado em Direito pela Universidade Católica Portuguesa.

Desde 1992 que exerceu vários cargos de gestão no Instituto Politécnico do Porto, tendo feito parte de diversos grupos de trabalho, comissões científicas de conferências, para além de ser autor de diversas publicações.

SÔnia fonseca

NOTA CURRICULAR

Doutora em Educação: Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), Pós-Doutorada na Universidad Autónoma de Madrid – Facultad de Educación, Mestre em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas – SP, graduada em Administração pela Faculdade de Administração de Empresas do Estado de São Paulo.

Professora titular na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), no Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis, na disciplina de Gestão Estratégica e Professora da disciplina de Organização e Gestão Escolar no Mestrado de Educação da UESC.

Experiência de mais de 20 anos na área de Gestão de Instituições de Ensino Superior. Líder do Grupo de Pesquisa em Gestão Escolar (GPEGP) registado no CNPq.

Os seus interesses de investigação são nas áreas: Gestão Estratégica; Gestão de Instituição de Ensino. Universidade e a Cultura Empreendedora e Organizações da Aprendizagem. 

MARGARIDA MANO

NOTA CURRICULAR

Doutorada em Gestão pela Universidade de Southampton (Reino Unido), mestre e licenciada em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, é atualmente Vice-Reitora para a Qualidade, Inovação e Desenvolvimento da Universidade Católica Portuguesa.

Foi Ministra da Educação e da Ciência no XX Governo da República (2015) e Deputada na Assembleia da República Portuguesa, na XIII Legislatura (2015-2019).

Na Universidade de Coimbra foi Vice-Reitora (2011-2015), com competências relativas ao planeamento estratégico, assuntos financeiros, avaliação institucional e ação social, Pró-Reitora (2009-2011), Administradora (1996-2009) e docente na Faculdade de Economia, nas áreas de economia (políticas económicas) e de gestão estratégica, avaliação institucional e gestão da qualidade.

É membro fundador da RAUI (Rede dos Administradores Universitários Ibero-Americanos), da HUMANE (Heads of University Management and Administrators Network in Europe) e da FORGES (Associação Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa), sendo, desde 2020, Presidente da Direção da FORGES.

É autora de várias publicações (livros e artigos) no âmbito da educação (ensino superior) e da governação.

É ainda Vogal da Direção da associação “Transparência e Integridade, Associação Cívica, Portugal” (TI-PT) e, desde janeiro de 2022, Vogal da Direção da Ordem dos Economistas.