Semana da Língua Portuguesa 2021

ytdia5-768x432
Debates

Semana da Língua Portuguesa 2021

Orador Marco Antonio Rodrigues Dias
Diretor da Divisão de Ensino Superior da UNESCO, em Paris, de 1981 a 1999, foi, em 1991, o lançador do programa UNITWIN/Cátedras UNESCO e, em 1998, o principal coordenador da primeira Conferência Mundial sobre Educação Superior. Nos anos 60, foi jornalista em Minas Gerais e São Paulo, tendo sido diretor da Folha de Minas e Rádio Jornal de Minas e editor do jornal Última Hora, em São Paulo. Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (1964), é titular de um diploma de terceiro ciclo em Comunicação pela Universidade de Paris (1968). Nos anos 70, foi professor, chefe de departamento, decano de extensão e vice-reitor da Universidade de Brasília (UnB). Autor de diversos livros (inclusive, “Ensino superior como bem público – Perspectivas para o centenário da Reforma de Córdoba”, 2017) e de inúmeros artigos sobre educação, comunicação e política em diversos países, colaborou com instituições de todos os continentes. Recebeu diversas medalhas e condecorações, entre elas a Légion d’Honneur francesa (1999) e a Ordem do Mérito Educativo no Brasil (1993). Em 2005, recebeu o título de doutor honoris causa da Universidad del Noroeste de la Província de Buenos Aires (pública), em 2009, da Universidade Federal do Mato Grosso e, em 2017, da Universidad Nacional de Córdoba, no marco das comemorações do centenário da Reforma de Córdoba. Ainda em Córdoba, na cerimónia oficial do centenário da reforma (15 de junho de 2018), recebeu, juntamente com Rafael Guarga (Udelar e AUGM), a distinção “Centenário de la Reforma Universitária” por serem os dois considerados como representantes atuais do espírito que presidiu a reforma de Córdoba, em particular a defesa do ensino superior como bem público acessível todos segundo seu mérito, a democratização das instituições académicas que devem dispor de autonomia e seus docentes de liberdades académicas e sua contribuição ao desenvolvimento do conjunto da sociedade.

Oradora Margarida Mano
Doutorada em Gestão pela Universidade de Southampton (Reino Unido), mestre e licenciada em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, é atualmente Vice-Reitora para a Qualidade, Inovação e Desenvolvimento da Universidade Católica Portuguesa. Foi Ministra da Educação e da Ciência no XX Governo da República (2015) e Deputada na Assembleia da República Portuguesa, na XIII Legislatura (2015-2019). Foi também Vice-Reitora da Universidade de Coimbra (2011-2015) com as competências relativas ao planeamento estratégico, assuntos financeiros, avaliação institucional e ação social, Pró-Reitora (2009-2011), Administradora (1996-2009) e docente na Faculdade de Economia da mesma Universidade nas áreas de economia (políticas económicas) e de gestão estratégica, avaliação institucional e gestão da qualidade. Enquanto especialista do EFQM (European Foundation for Quality Management) participou em diversos Projetos e Painéis Internacionais no âmbito da Administração Pública, em particular no setor da Educação.

Orador Romualdo Portela de Oliveira
Doutor e mestre em Educação pela Universidade de São Paulo, é licenciado em Matemática pela mesma Universidade. É professor titular no Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Tem experiência nas áreas de políticas educacionais, financiamento da educação, avaliação educacional, administração escolar e direito à educação. É Presidente da ANPAE – Associação Nacional de Política e Administração da Educação.

Moderadora Conceição Barbosa
Professora catedrática do Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela (Angola). Doutorada em Administração e Organização Educacional, pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho (Portugal). Mestre em Desenvolvimento Curricular, pelo Instituto de Superior de Educação da Educação da Huíla, Universidade Agostinho Neto (Angola). Investiga na área educacional, focalizando a avaliação, as políticas e as práticas de gestão no ensino superior. Autora e coautora de diversas publicações, entre comunicações, artigos, livros e capítulos de livros. Membro de Associações Académicas e Científicas: Fórum Português de Administração Educacional (desde 2009); Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa (desde 2011); Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa (Membro-Fundador, desde 2011); Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (desde 2015) e Associação Portuguesa para a Qualidade (desde 2017).

Orador António Ramos Pires
Doutorado em Sistemas de Gestão, foi Presidente do IPQ – Instituto Português da Qualidade, pró-Presidente do Instituto Politécnico de Setúbal para a Gestão da Qualidade e Presidente da Direção da APQ – Associação Portuguesa para a Qualidade. Em 2012 foi fundador da RIQUAL- Rede de Investigadores da Qualidade. Desde 2012 é editor coordenador da revista científica TMQ Techniques, Methodologies and Quality.

Orador Jorge Dias
Doutorado em Psicologia Aplicada pela Universidade do Minho (Portugal), foi Presidente da Escola de Negócios e Governação da Universidade de Cabo Verde de 2014 a 2017. Professor Investigador na Universidade de Cabo Verde (2017/2018) e Professor Colaborador na Universidade de Santiago (2017-2018), teve como foco de pesquisa os estudos transnacionais de delinquência juvenil, vitimização e análise comparativa da violência e crime. Tem publicado vários artigos científicos e de opinião sobre a Educação e a Qualidade de Ensino Superior – Espaço da CPLP. É Administrador da Agência Reguladora do Ensino Superior de Cabo Verde.

Orador Luiz Fernandes Dourado
Professor Titular Emérito da Universidade Federal de Góias. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), pós-doutorado em Paris/França na École des Hautes Études en Siences Sociales (EHESS,2010), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (1990), graduação e licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás (1983). Com larga experiência nas áreas de educação e sociologia da educação com ênfase em política educacional, envolvendo estudos sobre avaliação, gestão e regulação da educação básica e educação superior, foi membro da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE), de 2012-2016, do Conselho Superior da CAPES, de 2014 a 2018, e do Grupo Estratégico de Análise da Educação Superior no Brasil (GEA/FLACSO), entre muitas colaborações em revistas. É Diretor de Intercâmbio Institucional da ANPAE – Associação Nacional de Política e Administração da Educação.

Moderadora Márcia Aguiar
Professora Titular do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, vinculada ao Programa de Pósgraduação em Educação e ao curso de Pedagogia. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, mestre em Educação e graduada em Pedagogia (licenciatura e bacharelato) pela Universidade Federal de Pernambuco. Exerceu a presidência da ANPED – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, da ANFOPE – Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação e da ANPAE – Associação Nacional de Política e Administração da Educação. Foi Conselheira da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (Brasil). Atualmente é Vice-Presidente da Assembleia Geral do FORGES – Fórum de Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa e Diretora de Cooperação Internacional da ANPAE. Integra as seguintes redes de investigação: Rede de Cooperação Científico-Acadêmica de Educação Superior (REDE CAES), Red Latinoamericana de Estudios Epistemológicos em Política Educativa (RelePe), Observatório de Política e Gestão da Educação (OBSERVA). Integra comitês e conselhos editoriais de vários periódicos científicos. Desenvolve estudos e pesquisas nas áreas de política educacional, formação de profissionais da educação, gestão da educação e educação superior.

Oradora Ana Nhampule
Doutorada em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Brasil), foi Presidente do Conselho Nacional de Avaliação de Qualidade e no Ensino Superior (CNAQ), órgão implementador do Sistema Nacional de Avaliação, Acreditação e Garantia da Qualidade do Ensino Superior. Membro do Comité Técnico de Certificação e Acreditação da África Austral, um órgão responsável pela implementação do Quadro Regional de Qualificações da SADC (SADC QF); Membro de Comités de Aconselhamento (advisory board) em projetos e iniciativas continentais (Iniciativa HAQAA, Tuning Africa II, ACQF). Experiência profissional de relevo nas áreas de gestão académica, com participação em processos de criação e implantação de programas de formação e em projetos de investigação e extensão, e de desenvolvimento curricular, nomeadamente na implementação de programas para educação básica, formação de professores/formadores, formação superior em administração pública, formação política, governação, liderança e gestão. É Vice-Reitora da Universidade Joaquim Chissano.

Orador Im Sio Kei, Marcus
Licenciado, mestre e doutor pela Universidade de Londres, é presidente do Instituto Politécnico de Macau. Foi coordenador de diversos cursos, chefe da Divisão de Assuntos Pedagógicos, Diretor de Escola e Vice-Presidente do Conselho de Administração, entre outros cargos académicos e de gestão, no Instituto Politécnico de Macau, que integrou em 2001. Em 2007, assume a direção da Escola de Administração Pública do Instituto Politécnico de Macau, ajudando a mesma no desenvolvimento de um Sistema de Garantia da Qualidade, o que conduziu à obtenção de uma avaliação positiva e inédita em Macau por parte da Agência de Garantia da Qualidade para o Ensino Superior (QAA). Professor convidado em universidades de renome mundial, como a Universidade da Califórnia, em Los Angeles, a Universidade de Londres e a Universidade Aberta de Hong Kong, foi investigador principal num elevado número de projetos de investigação e assumiu projetos de consultoria em órgãos governamentais locais, no âmbito da tecnologia de informação bancária.

Orador João Pinto Guerreiro
Licenciado em Geografia pela Universidade de Lisboa, master of science em Ordenamento Rural e Ambiente, doutor em Ciências Económicas e agregado em Economia Regional pela Universidade do Algarve, é Presidente do Conselho de Administração da A3ES – Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior. Além de Reitor da Universidade do Algarve (2006-2013), exerceu diversas funções no âmbito da gestão universitária, destacando-se as de Pró-Reitor para a transferência de tecnologia e inovação e as de Coordenador do Centro Regional para a Inovação do Algarve. Foi também Presidente da Comissão de Coordenação da Região do Algarve (1996-2003) e do Programa Operacional do Algarve – PROA. Desempenhou as funções de Presidente da Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES), entre 2013 e dezembro de 2020.

Oradora Sandra Zákia Sousa
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1975), mestrado em Educação: Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1994). Professora da Faculdade de Educação, atuando na pós-graduação na área “Estado, Sociedade e Educação”. O campo de pesquisa privilegiado trata de política e avaliação educacional, com produções divulgadas em artigos e capítulos de livros. É Diretora Executiva da ANPAE – Associação Nacional de Política e Administração da Educação. Moderador Joaquim Mourato ” Doutorado em Ciências Económicas e Empresariais pela Universidad de Extremadura (Espanha), pós-doutoramento e pós-graduado em gestão estratégica de Instituições de Ensino Superior, pelo Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES) do ISCTE-IUL e pela Universitat Politécnica de Cataluña (Barcelona), respetivamente. Foi Presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (2013-2016) e Presidente do Instituto Politécnico de Portalegre (2009-2017). É professor coordenador na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do mesmo Instituto, conselheiro do Conselho Nacional de Educação, avaliador da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), investigador integrado do VALORIZA-IPP, investigador colaborador do CIES, do ISCTE-IUL, e investigador visitante do CHEPS – University of Twente (Holanda), membro da Direção da FORGES e do Comité da European Quality Assurance Forum (EQAF). Os seus interesses de investigação são o desenvolvimento regional, a gestão da performance organizacional e a gestão de instituições de ensino superior.

Arnaldo Brito
Docente e investigador na Universidade de Cabo Verde, doutorado e mestrado em Educação, na especialidade de Política e Administração Educacional. Desempenhou funções de Assessor do Ministro do Ensino Superior, de Diretor-Geral do Ensino Superior, sendo licenciado em História e Portador do Curso de Magistério Primário. Exerceu funções de diretor de escolas, tanto no ensino básico como secundário, passando pelo centro de formação profissional É Vice-Presidente da Associação FORGES.

Carla Padrel de Oliveira
Reitora da Universidade Aberta de Portugal desde 2019, onde, há mais de duas décadas, tem lecionado unidades curriculares na área da Química e coordenado programas de estudo, nomeadamente o doutoramento em Sustentabilidade Social e Desenvolvimento. Doutorada em Engenharia Química pelo Imperial College of Science Technology and Medicine (London, UK), tem um conjunto de publicações científicas na área da termodinâmica experimental. Paralelamente à atividade letiva tem desenvolvido atividades de gestão académica nos domínios das políticas, metodologias e práticas de Ensino a Distância e cooperação internacional.

Margarida Mano
Doutorada em Gestão pela Universidade de Southampton (Reino Unido), mestre e licenciada em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, é atualmente Vice-Reitora para a Qualidade, Inovação e Desenvolvimento da Universidade Católica Portuguesa. Foi Ministra da Educação e da Ciência no XX Governo da República (2015) e Deputada na Assembleia da República Portuguesa, na XIII Legislatura (2015-2019). Foi também Vice-Reitora da Universidade de Coimbra (2011-2015) com as competências relativas ao planeamento estratégico, assuntos financeiros, avaliação institucional e ação social, Pró-Reitora (2009-2011), Administradora (1996-2009) e docente na Faculdade de Economia da mesma Universidade nas áreas de economia (políticas económicas) e de gestão estratégica, avaliação institucional e gestão da qualidade. Enquanto especialista do EFQM (European Foundation for Quality Management) participou em diversos Projetos e Painéis Internacionais no âmbito da Administração Pública, em particular no setor da Educação.

Rodrigo Teixeira Lourenço
Doutorado na área da Governação e Desempenho Organizacional das Instituições de Ensino Superior. Pró- Presidente para a Qualidade e Promoção do Sucesso Académico do Instituto Politécnico de Setúbal. Membro fundador do Fórum de Gestão da Educação Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa (FORGES) e da Rede de Investigadores da Qualidade (RIQUAL).

Antonio Fernando Silveira Guerra
Licenciado em Ciências, mestre em Educação, com doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, e pós-doutorado em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande. É professor aposentado da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI. É autor e organizador de obras de referência sobre ambientalização e sustentabilidade no ensino superior no Brasil e na América Latina.

António Gomes Martins
Doutorado em Engenharia Eletrotécnica, pela Universidade de Coimbra, é professor catedrático na mesma Universidade, investigador no INESC Coimbra e membro cofundador da Iniciativa Energia para a Sustentabilidade (EfS) da Universidade de Coimbra. Vice-Reitor da Universidade de Coimbra, entre 2003 e 2011, tem como áreas de investigação: eficiência energética, políticas energéticas para a transformação do mercado, planeamento energético para a sustentabilidade, redes inteligentes e dispositivos para uso inteligente de recursos energéticos.

Conceição Rego
Professora Auxiliar no Departamento de Economia da Universidade de Évora e investigadora no Centro de Estudos e Formação Avançada em Gestão e Economia (CEFAGE-U.É). Doutorada em Economia pela Universidade de Évora. A atividade de investigação incide preferencialmente nas áreas da Economia e Desenvolvimento Regional e Urbano, Economia da População e Economia da Educação. Destaca os estudos sobre os Efeitos da Rede de Ensino Superior. Membro da direção da FORGES e editora da Revista FORGES.

Marcelo Bizerril
Professor Associado da Universidade de Brasília, com Doutorado em Ecologia pela mesma universidade e pós-doutorado em Políticas do Ensino Superior pela Universidade de Aveiro. Os principais temas de pesquisa e publicações são educação em ciências, sustentabilidade e gestão do ensino superior. Compõe a Direção da FORGES (2019-2021), e foi diretor do campus da Universidade de Brasília em Planaltina-DF (FUP/UnB) entre 2007-2012 e entre 2016-2020.

Margarida Mano
Doutorada em Gestão pela Universidade de Southampton (Reino Unido), mestre e licenciada em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, é atualmente Vice-Reitora para a Qualidade, Inovação e Desenvolvimento da Universidade Católica Portuguesa. Foi Ministra da Educação e da Ciência no XX Governo da República (2015) e Deputada na Assembleia da República Portuguesa, na XIII Legislatura (2015-2019). Foi também Vice-Reitora da Universidade de Coimbra (2011-2015) com as competências relativas ao planeamento estratégico, assuntos financeiros, avaliação institucional e ação social, Pró-Reitora (2009-2011), Administradora (1996-2009) e docente na Faculdade de Economia da mesma Universidade nas áreas de economia (políticas económicas) e de gestão estratégica, avaliação institucional e gestão da qualidade. Enquanto especialista do EFQM (European Foundation for Quality Management) participou em diversos Projetos e Painéis Internacionais no âmbito da Administração Pública, em particular no setor da Educação.

Deixe aqui os seus comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Nobre
dos Santos

NOTA CURRICULAR

Doutorado em Linguística/Discurso pelo Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro (Portugal), Mestre em Educação/Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Brasil), Pós-graduado em ensino do Português, Língua Estrangeira pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Portugal) e licenciado em Ensino de Português pela Universidade Pedagógica (Maputo – Moçambique).

 

Foi docente do ensino primário, secundário, médio e desde 2000 que é docente universitário, atualmente, na Universidade Pedagógica (Maputo).

Orientou vários cursos de formação contínua de professores do ensino básico, secundário e universitário, em Moçambique.

 

Foi responsável pela revisão linguística dos manuais do ensino básico e participou na elaboração dos atuais programas de português do Ensino Secundário Geral, em Moçambique.

 

É Secretário da Assembleia Geral da FORGES e um dos coordenadores do Eixo Qualidade no Ensino Superior da Academia FORGES.

 

É ainda consultor da UNESCO para a revisão do Currículo do 1.º Ciclo do Ensino Secundário em Moçambique e Administrador do Distrito de Caia, Província de Sofala, Moçambique.

Luísa
Cerdeira

NOTA CURRICULAR

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Lisboa, Professora Auxiliar do Instituto de Educação (IE) da Universidade de Lisboa, desde 2010, e Membro do Grupo de Investigação da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, tem como principais focos de interesse as Políticas de Ensino superior, Financiamento de Educação e Ensino Superior Gestão do Ensino Superior.

Membro do Conselho de Gestão do IE e Coordenadora do Grupo de Missão de Internacionalização do IE. Pró-Reitora da Universidade de Lisboa (2010-2013); Chefe de Gabinete do Reitor da Universidade de Lisboa (2010); Administradora da Universidade de Lisboa (2000-2010); Diretora dos Recursos Humanos, Físicos e Financeiros da Direcção Geral do Ensino Superior (1990-2000); Coordenadora Executiva do PRODEP II para o Ensino Superior (fundos da União Europeia; 1994-2000). Presidente da FORGES (2011-2018). Presidente da Assembleia Geral da FORGES (2018-2024).

Consultora Externa do Banco Mundial, no estudo de Avaliação do Sistema de Ensino Superior em Cabo Verde (2010-2012).

Possui diversos artigos científicos, publicados em livros e revistas portugueses e estrangeiros, na área das Políticas de Gestão e Financiamento do Ensino Superior. 

Arnaldo
Brito

NOTA CURRICULAR

Docente e investigador na Universidade de Cabo Verde, doutorado e mestrado em Educação, na especialidade de política e administração educacional.

 

Desempenhou funções de Assessor do Ministro do Ensino Superior, de Diretor-Geral do Ensino Superior, sendo licenciado em História e detentor do Curso de Magistério Primário.

 

Exerceu funções de diretor de escolas, tanto no ensino básico como secundário, passando pelo centro de formação profissional. 

Sandra
Brito

NOTA CURRICULAR

Professora Auxiliar na Universidade Eduardo Mondlane, é licenciada em Geografia pela Martin Luther Universitat, Halle-Wittemberg, na Alemanha, doutorada em Engenharia de Produção – Avaliação da Qualidade do Ensino Superior, na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC-Brasil e mestre em Administração Universitária, igualmente na UFSC-Brasil.

Está envolvida no desenvolvimento de cooperação e relações internacionais no Instituto Superior de Ciências e Tecnologia de Moçambique e na investigação aplicada ao desenvolvimento da qualidade no Ensino Superior.

É membro do Conselho Fiscal da FORGES.

Alfredo
Buza

NOTA CURRICULAR

Professor Catedrático, é Reitor da Universidade de Luanda.

Foi docente e membro da Comissão Científica dos Mestrados em Administração Educacional e Pedagogia do Ensino Superior no ISCED – Luanda e possui formação multidisciplinar nas áreas de ciências agrárias, direito, teologia e educação. Pós-doutorando em Educação na Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil).

Foi Vice-Decano no Instituto Superior de Ciências da Educação em Cabinda; Vice-Reitor na Universidade Onze de Novembro e Diretor Nacional em três áreas distintas (Formação Avançada, Inspeção e Recursos Humanos) nos departamentos Ministeriais que tutelam o Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação em Angola.

É autor e coautor de vários artigos e livros e preletor em eventos nacionais e internacionais.

Preside o Conselho Fiscal da FORGES.

Lourdes
Machado

NOTA CURRICULAR

Licenciada em Economia pela Universidade do Porto (Portugal), pós-graduada em Administração e doutorada em Administração de Empresas, ambas licenciadas pela Universidade do Minho (Portugal).

É Investigadora Associada Sénior do Centro de Investigação em Políticas do Ensino Superior (CIPES) e as suas áreas de investigação incluem Gestão, Liderança, Estratégias, Políticas do Ensino Superior e Estudos de Género.

Tem coordenado e contribuído para projetos de investigação multidisciplinares e multi-institucionais financiados, nomeadamente, pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), Fundação Gulbenkian (Portugal), Capes (Brasil) e Comissão Europeia.

Recebeu bolsas de investigação da Fundação Gulbenkian e Fulbright (EUA).

É autora e coautora de 12 livros, editora de três livros, autora de 33 capítulos de livros e 65 artigos publicados em periódicos europeus, asiáticos e americanos.

joaquim mourato

NOTA CURRICULAR

Doutorado em Ciências Económicas e Empresariais pela Universidad de Extremadura (Espanha), Pós-doutorado e Pós-graduado em Gestão Estratégica de Instituições de Ensino Superior, pelo Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES) do ISCTE-IUL e pela Universitat Politécnica de Cataluña (Barcelona), respetivamente, é Diretor-Geral do Ensino Superior (Portugal) desde outubro de 2022.

É professor coordenador na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IP Portalegre, conselheiro do Conselho Nacional de Educação, avaliador da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), investigador integrado do VALORIZA-IPP, investigador colaborador do CIES, do ISCTE-IUL, investigador visitante do CHEPS – University of Twente, É também Membro da Direção da FORGES e do Comité da European Quality Assurance Forum (EQAF).

Os seus interesses de investigação são o desenvolvimento regional, a gestão da performance organizacional e a gestão de Instituições de Ensino Superior.

Conceição Mendes

NOTA CURRICULAR

Maria da Conceição Barbosa Rodrigues Mendes, Professora Catedrática do Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela. Doutorada em Administração e Organização Educacional, pelo Instituto de Educação, Universidade do Minho. Mestre em Desenvolvimento Curricular, pelo Instituto de Superior de Educação da Educação da Huíla, Universidade Agostinho Neto.

Investiga na área educacional, focalizando a avaliação, as políticas e as práticas de gestão no ensino superior.

Autora e coautora de diversas publicações, entre comunicações, artigos, livros e capítulos de livros.

Membro de Associações Académicas e Científicas: Fórum Português de Administração Educacional (desde 2009); Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa (desde 2011); Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa (Membro-Fundador, desde 2011); Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (desde 2015) e Associação Portuguesa para a Qualidade (desde 2017).

olímpio castilho

NOTA CURRICULAR

Doutorando em Direito na Faculdade de Ciências Jurídicas e do Trabalho da Universidade de Vigo.

Foi Presidente do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Instituto Politécnico do Porto entre 2010 e 2018. Pertence ao corpo docente desta Escola, sendo Professor Adjunto da área científica de Direito.

Detém o título de Especialista em Direito atribuído pelos Institutos Politécnicos do Porto e de Portalegre e pela Universidade de Aveiro. Possui o Diploma de Estudos Avançados (DEA), da Faculdade de Ciências Jurídicas e do Trabalho da Universidade de Vigo; é Mestre em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e licenciado em Direito pela Universidade Católica Portuguesa.

Desde 1992 que exerceu vários cargos de gestão no Instituto Politécnico do Porto, tendo feito parte de diversos grupos de trabalho, comissões científicas de conferências, para além de ser autor de diversas publicações.

SÔnia fonseca

NOTA CURRICULAR

Doutora em Educação: Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), Pós-Doutorada na Universidad Autónoma de Madrid – Facultad de Educación, Mestre em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas – SP, graduada em Administração pela Faculdade de Administração de Empresas do Estado de São Paulo.

Professora titular na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), no Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis, na disciplina de Gestão Estratégica e Professora da disciplina de Organização e Gestão Escolar no Mestrado de Educação da UESC.

Experiência de mais de 20 anos na área de Gestão de Instituições de Ensino Superior. Líder do Grupo de Pesquisa em Gestão Escolar (GPEGP) registado no CNPq.

Os seus interesses de investigação são nas áreas: Gestão Estratégica; Gestão de Instituição de Ensino. Universidade e a Cultura Empreendedora e Organizações da Aprendizagem. 

MARGARIDA MANO

NOTA CURRICULAR

Doutorada em Gestão pela Universidade de Southampton (Reino Unido), mestre e licenciada em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, é atualmente Vice-Reitora para a Qualidade, Inovação e Desenvolvimento da Universidade Católica Portuguesa.

Foi Ministra da Educação e da Ciência no XX Governo da República (2015) e Deputada na Assembleia da República Portuguesa, na XIII Legislatura (2015-2019).

Na Universidade de Coimbra foi Vice-Reitora (2011-2015), com competências relativas ao planeamento estratégico, assuntos financeiros, avaliação institucional e ação social, Pró-Reitora (2009-2011), Administradora (1996-2009) e docente na Faculdade de Economia, nas áreas de economia (políticas económicas) e de gestão estratégica, avaliação institucional e gestão da qualidade.

É membro fundador da RAUI (Rede dos Administradores Universitários Ibero-Americanos), da HUMANE (Heads of University Management and Administrators Network in Europe) e da FORGES (Associação Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa), sendo, desde 2020, Presidente da Direção da FORGES.

É autora de várias publicações (livros e artigos) no âmbito da educação (ensino superior) e da governação.

É ainda Vogal da Direção da associação “Transparência e Integridade, Associação Cívica, Portugal” (TI-PT) e, desde janeiro de 2022, Vogal da Direção da Ordem dos Economistas.