Corpos Sociais

Corpos Sociais 2025-2027

Direção

Vogais

Adolfo-Ignacio Calderón
Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Angelina Lopes Luís Aguiares Ngungui
Universidade Katyavala Bwila

Joanita Cristina Rodrigues
Universidade Jean Piaget de Cabo Verde

Manuel Azancot de Menezes
Universidade de Díli

Vítor Manteigas
Politécnico de Lisboa

Sónia Semedo
Universidade Cabo Verde

Suplentes

José Jorge Dias
Agência Reguladora do Ensino Superior de Cabo Verde

Joaquim António Belchior Mourato
Instituto Politécnico de Portalegre

João Nuno Calvão da Silva
Universidade de Coimbra

Elias Sete Manjate
Universidade Eduardo Mondlane

Olímpio de Jesus Pereira Sousa Castilho
Politécnico do Porto

Samuel Venancio de Sousa Freitas
Universidade Nacional Timor Lorosa´e

Michel Mott Machado
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Associação FORGES

Assembleia Geral

Suplentes

Maria de Lourdes Machado-Taylor
Universidade Lusófona

José Amilton Joaquim
Universidade Eduardo Mondlane

Conselho Fiscal

Suplentes

Ana Maria Carvalho
Universidade Estácio de Sá

Nobre Roque dos Santos
Universidade Pedagógica de Maputo

Maria da Conceição Rego

NOTA CURRICULAR

Maria da Conceição Peixe Rego é Professora Auxiliar no Departamento de Economia da Universidade de Évora e investigadora integrada no CEFAGE U.E., na mesma universidade. É doutorada em Economia pela Universidade de Évora. Na Universidade de Évora já exerceu diversas funções de gestão institucional. Neste momento, é membro, e secretária, do Conselho Científico da Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora, Adjunta da Diretora do Departamento de Economia e vogal da Comissão de Curso da Licenciatura em Gestão.

É associada da FORGES desde 2012, tendo coordenado a organização da 10ª Conferência na Universidade de Universidade
de Évora. Tem vindo a integrar as comissões organizadora e científica das mais recentes Conferências FORGES. Foi membro vogal da direção da FORGES nos últimos 2 mandatos; coordena a Academia Formação e Inovação Pedagógica e é vice-diretora da Revista FORGES.

João Manuel Silva

NOTA CURRICULAR

João Manuel Livramento Dias da Silva é Doutor em Ciências Económicas, Pós-graduado em Engenharia Informática, Licenciado em Sistemas e Comunicações, Bacharelato em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações, com Pós-doutorado em Gestão de Portos.

Coordenou o Conselho de Avaliação e Qualidade da Universidade do Mindelo – Cabo Verde, (2010-2018). Tem experiência na coordenação do processo de desenvolvimento dos procedimentos e ferramentas de: Autoavaliação e Garantia Interna da Qualidade; Avaliação Externa, Acreditação e Garantia de Qualidade; Reconhecimento de graus e diplomas superiores estrangeiros.

É Presidente do Conselho de Administração da Agência Reguladora do Ensino Superior (ARES) de Cabo Verde desde dezembro de 2018.

Maria da Conceição Barbosa Mendes

NOTA CURRICULAR

Maria da Conceição Barbosa Mendes é Presidente e Professora Catedrática do Instituto Superior de Educação de Benguela (Angola), doutorada em Administração Escolar, mestre em Teoria e
Desenvolvimento Curricular, especialização em Gestão do Ensino Superior. É Docente do Ensino Superior desde 1994 e realiza estudos nas áreas de Políticas e Práticas de Gestão no Ensino Superior e gestão da qualidade no contexto educacional. É associada à FORGES desde 2013, integra a Academia FORGES como membro da coordenação do eixo Formação e Inovação
Pedagógica e participa como membro da Comissão Científico das Conferências FORGES (desde 2018). Atualmente é vice-presidente da Direção da FORGES

Sirlei Lauxen

NOTA CURRICULAR

Sirlei de Lourdes Lauxen é Coordenadora e professora titular do PPG em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social da Universidade de Cruz Alta – UNICRUZ. Doutoramento em Educação (UFRGS) e Pós-Doutoramento em Educação pela UFRGS e IE na ULisboa, em Portugal. Foi ViceReitora de Graduação da UNICRUZ em dois mandatos (2008-2013). Associada à FORGES desde 2014. Faz parte da Diretoria da FORGES desde 2018 como vogal e é uma das Coordenadoras da Academia Formação e Inovação PedagógicaTambém faz parte da Comissão Científica da FORGES desde a 6ª Conferência, e da Rede Sustentabilidade das Instituições de Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa.

Joaquim Carvalho

NOTA CURRICULAR

Joaquim Ramos de Carvalho é professor coordenador convidado na Universidade Politécnica de Macau desde 2020. Doutorado em História Moderna pela Universidade de Coimbra, foi professor dessa universidade desde 1981. Exerceu o cargo de Vice-Reitor da Universidade de Coimbra entre 2011 e 2018, com responsabilidades no desenvolvimento das relações com a China, a Europa e os Países de Língua Portuguesa.

Durante o seu mandato a Universidade de Coimbra criou a Academia Sino-Lusófona, o Centro de Estudos Chineses da Academia Chinesa de Ciências Sociais e o Instituto Confúcio especializado em Medicina Tradicional Chinesa. Foi também responsável pelo desenvolvimento de programas especiais para Estudantes Internacionais, em particular dos Países de Língua Portuguesa, levando ao posicionamento da Universidade Coimbra como a melhor universidade portuguesa quanto a internacionalização da população estudantil, segundo o QS World Rankings (#252 a nível mundial). Foi membro do Conselho Executivo do Coimbra Group, uma associação de universidades históricas europeias com elevado grau de internacionalização, contribuindo para atividades relacionadas com América Latina, Património e Cooperação para o Desenvolvimento. Participa na FORGES desde a sua fundação, tendo sido secretário da Assembleia Geral no período 2015-2018 e Vice-Presidente da Direção entre 2018 e Novembro de 2019.

Rodrigo Teixeira Lourenço

NOTA CURRICULAR

Rodrigo Teixeira Lourenço é professor adjunto no Instituto Politécnico de Setúbal, com doutoramento em gestão na área de Governação e Desempenho Organizacional das Instituições
de Ensino Superior (IES), pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

É Vice-Presidente do Instituto Politécnico de Setúbal, com a área do Ensino-Aprendizagem, Planeamento e Qualidade, desde 2022, e foi Pro-Presidente para a área da Qualidade e Promoção
do Sucesso Académico entre 2020 e 2022.

É associado fundador da FORGES, tendo coordenado a 11ª Conferência, numa parceria entre o Instituto Politécnico de Setúbal e Instituto Politécnico de Macau. Na direção da FORGES é vogal da Direção e assumiu a função de Diretor da Revista FORGES.

Ana Maria Moreira

NOTA CURRICULAR

Ana Maria de Albuquerque Moreira é Professora Associada do Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação, Faculdade de Educação e Docente vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional da Universidade de Brasília.

Possui Mestrado e Doutorado em Educação na área de Políticas Públicas e Gestão da Educação. Atua na docência e na pesquisa em planejamento, avaliação, gestão e governança da educação. Realizou período de estudos, como professora visitante, no Grupo EDO – Equipo de Desarrollo Organizacional da Universitat Autònoma de Barcelona (2017). Coordenou o Observatório Institucional de Equidade (OIE) que integra o Observatório Regional para la Calidad de la Equidad en la Educación Superior (ORACLE).

É Coordenadora do Núcleo de Pesquisas sobre o Ensino Superior (NESUB) do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) da Universidade de Brasília para o período 2023 -2025, e pesquisadora da Rede Universitas/Br e Centro Latino-Americano de Pesquisa em Educação Superior (CeLapes)/ Cátedra Carlos Hasenbalg do Colégio Brasileiro de Altos Estudos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CBAE/UFRJ). Participa da FORGES desde 2013.

Ana Maria Nhampule

NOTA CURRICULAR

Ana Maria Nhampule é Doutorada em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Brasil), foi Presidente do Conselho Nacional de Avaliação de Qualidade e no Ensino Superior (CNAQ), órgão implementador do Sistema Nacional de Avaliação, Acreditação e Garantia da Qualidade do Ensino Superior. Membro do Comité Técnico de Certificação e Acreditação da África Austral, um órgão responsável pela implementação do Quadro Regional de Qualificações da SADC (SADC QF); Membro de Comités de Aconselhamento (advisory board) em projetos e iniciativas continentais (Iniciativa HAQAA, Tuning Africa II, ACQF).

Experiência profissional de relevo nas áreas de gestão académica, com participação em processos de criação e implantação de programas de formação e em projetos de investigação e extensão, e de desenvolvimento curricular, nomeadamente na implementação de programas para educação básica, formação de professores/formadores, formação superior em administração pública, formação política, governação, liderança e gestão. É Vice-Reitora da Universidade Joaquim Chissano.

Ana Luísa Rodrigues

NOTA CURRICULAR

Ana Luísa Rodrigues é professora auxiliar no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, na área de Políticas da Educação e Formação, e membro da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação (UIDEF).

Doutorada em Educação, na especialidade TIC na Educação, e Mestre em Ensino de Economia e de Contabilidade pela Universidade de Lisboa. Possui também um anterior mestrado em Gestão e Estratégia Industrial pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa. Licenciada em Organização e Gestão de Empresas.

É coordenadora do Mestrado em Ensino de Economia e Contabilidade. Colabora na Iniciativa de Empreendedorismo, Inovação e Impacto da Universidade de Lisboa.

É associada da FORGES e participa nas suas atividades desde 2014 com apoio à organização da 4ª Conferência em Angola e de outras subsequentes. Atualmente co-coordena o eixo da “Formação e Inovação Pedagógica” da ACADEMIA FORGES.

Marcelo Bizerril

NOTA CURRICULAR

Marcelo Ximenes Aguiar Bizerril é professor titular da Universidade de Brasília (UnB), com doutoramento em Ecologia e pós-doutoramento em Políticas do Ensino Superior pela Universidade de Aveiro e Centro de Investigação de Políticas de Ensino Superior (CIPES) – Portugal.

É pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências da UnB. Suas principais áreas de pesquisa são as Políticas do Ensino Superior, a Sustentabilidade Socioambiental e a Educação Científica. Coordenou a instalação do campus da UnB na cidade de Planaltina, tendo sido seu diretor nos mandatos 2007-2012 e 2016-2020.

É associado à FORGES desde 2013, coordenando a 9ª Conferência na Universidade de Brasília e compondo as comissões organizadoras da 13ª na Universidade Católica Portuguesa e da 14ª na Universidade Politécnica de Macau.

Na direção da FORGES foi vogal e coordenador da Academia Sustentabilidade no Ensino Superior. Atualmente é vice-presidente e coordenador da Rede de Sustentabilidade das Instituições de Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa.

MARGARIDA MANO

NOTA CURRICULAR

Margarida Mano é Vice-Reitora da Universidade Católica Portuguesa. Doutorada em Gestão pela Universidade de Southampton (Reino Unido), Mestre e Licenciada em Economia pela Universidade de Coimbra, é Professora da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra desde 1986.


Deputada da Assembleia da República Portuguesa na XIII Legislatura (2015-2019), integrou as Comissões de Educação e Ciência; Orçamento e Cultura e com funções de Vice-Presidente do Grupo Parlamentar. Ministra da Educação e da Ciência no XX Governo da República (2015). ViceReitora da Universidade de Coimbra (2011-2015) responsável pelos pelouros do Planeamento
Estratégico, Assuntos Financeiros e Ação Social. Pró- Reitora da Universidade de Coimbra (2009-2011) responsável pelo acompanhamento da implementação do Centro de Serviços Comuns.

Administradora da Universidade de Coimbra (1996-2009). Membro fundador da rede HUMANE (Heads of University; Management and Administrators Network in Europe), da rede de cooperação ibero-americana RAUI (Rede dos Administradores Universitários Ibero-Americanos) e da rede FORGES (Fórum da Gestão do Ensino Superior dos Países e Regiões de Língua Portuguesa), da qual foi Presidente da Direção entre 2020-2024. É atualmente Presidente da Direção da Transparência Internacional-Portugal.

Nobre
dos Santos

NOTA CURRICULAR

Doutorado em Linguística/Discurso pelo Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro (Portugal), Mestre em Educação/Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Brasil), Pós-graduado em ensino do Português, Língua Estrangeira pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Portugal) e licenciado em Ensino de Português pela Universidade Pedagógica (Maputo – Moçambique).

 

Foi docente do ensino primário, secundário, médio e desde 2000 que é docente universitário, atualmente, na Universidade Pedagógica (Maputo).

Orientou vários cursos de formação contínua de professores do ensino básico, secundário e universitário, em Moçambique.

 

Foi responsável pela revisão linguística dos manuais do ensino básico e participou na elaboração dos atuais programas de português do Ensino Secundário Geral, em Moçambique.

 

É Secretário da Assembleia Geral da FORGES e um dos coordenadores do Eixo Qualidade no Ensino Superior da Academia FORGES.

 

É ainda consultor da UNESCO para a revisão do Currículo do 1.º Ciclo do Ensino Secundário em Moçambique e Administrador do Distrito de Caia, Província de Sofala, Moçambique.

Luísa
Cerdeira

NOTA CURRICULAR

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Lisboa, Professora Auxiliar do Instituto de Educação (IE) da Universidade de Lisboa, desde 2010, e Membro do Grupo de Investigação da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, tem como principais focos de interesse as Políticas de Ensino superior, Financiamento de Educação e Ensino Superior Gestão do Ensino Superior.

Membro do Conselho de Gestão do IE e Coordenadora do Grupo de Missão de Internacionalização do IE. Pró-Reitora da Universidade de Lisboa (2010-2013); Chefe de Gabinete do Reitor da Universidade de Lisboa (2010); Administradora da Universidade de Lisboa (2000-2010); Diretora dos Recursos Humanos, Físicos e Financeiros da Direcção Geral do Ensino Superior (1990-2000); Coordenadora Executiva do PRODEP II para o Ensino Superior (fundos da União Europeia; 1994-2000). Presidente da FORGES (2011-2018). Presidente da Assembleia Geral da FORGES (2018-2024).

Consultora Externa do Banco Mundial, no estudo de Avaliação do Sistema de Ensino Superior em Cabo Verde (2010-2012).

Possui diversos artigos científicos, publicados em livros e revistas portugueses e estrangeiros, na área das Políticas de Gestão e Financiamento do Ensino Superior. 

Arnaldo
Brito

NOTA CURRICULAR

Docente e investigador na Universidade de Cabo Verde, doutorado e mestrado em Educação, na especialidade de política e administração educacional.

 

Desempenhou funções de Assessor do Ministro do Ensino Superior, de Diretor-Geral do Ensino Superior, sendo licenciado em História e detentor do Curso de Magistério Primário.

 

Exerceu funções de diretor de escolas, tanto no ensino básico como secundário, passando pelo centro de formação profissional. 

Sandra
Brito

NOTA CURRICULAR

Professora Auxiliar na Universidade Eduardo Mondlane, é licenciada em Geografia pela Martin Luther Universitat, Halle-Wittemberg, na Alemanha, doutorada em Engenharia de Produção – Avaliação da Qualidade do Ensino Superior, na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC-Brasil e mestre em Administração Universitária, igualmente na UFSC-Brasil.

Está envolvida no desenvolvimento de cooperação e relações internacionais no Instituto Superior de Ciências e Tecnologia de Moçambique e na investigação aplicada ao desenvolvimento da qualidade no Ensino Superior.

É membro do Conselho Fiscal da FORGES.

Alfredo
Buza

NOTA CURRICULAR

Professor Catedrático, é Reitor da Universidade de Luanda.

Foi docente e membro da Comissão Científica dos Mestrados em Administração Educacional e Pedagogia do Ensino Superior no ISCED – Luanda e possui formação multidisciplinar nas áreas de ciências agrárias, direito, teologia e educação. Pós-doutorando em Educação na Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil).

Foi Vice-Decano no Instituto Superior de Ciências da Educação em Cabinda; Vice-Reitor na Universidade Onze de Novembro e Diretor Nacional em três áreas distintas (Formação Avançada, Inspeção e Recursos Humanos) nos departamentos Ministeriais que tutelam o Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação em Angola.

É autor e coautor de vários artigos e livros e preletor em eventos nacionais e internacionais.

Preside o Conselho Fiscal da FORGES.

Lourdes
Machado

NOTA CURRICULAR

Licenciada em Economia pela Universidade do Porto (Portugal), pós-graduada em Administração e doutorada em Administração de Empresas, ambas licenciadas pela Universidade do Minho (Portugal).

É Investigadora Associada Sénior do Centro de Investigação em Políticas do Ensino Superior (CIPES) e as suas áreas de investigação incluem Gestão, Liderança, Estratégias, Políticas do Ensino Superior e Estudos de Género.

Tem coordenado e contribuído para projetos de investigação multidisciplinares e multi-institucionais financiados, nomeadamente, pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), Fundação Gulbenkian (Portugal), Capes (Brasil) e Comissão Europeia.

Recebeu bolsas de investigação da Fundação Gulbenkian e Fulbright (EUA).

É autora e coautora de 12 livros, editora de três livros, autora de 33 capítulos de livros e 65 artigos publicados em periódicos europeus, asiáticos e americanos.

joaquim mourato

NOTA CURRICULAR

Doutorado em Ciências Económicas e Empresariais pela Universidad de Extremadura (Espanha), Pós-doutorado e Pós-graduado em Gestão Estratégica de Instituições de Ensino Superior, pelo Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES) do ISCTE-IUL e pela Universitat Politécnica de Cataluña (Barcelona), respetivamente, é Diretor-Geral do Ensino Superior (Portugal) desde outubro de 2022.

É professor coordenador na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IP Portalegre, conselheiro do Conselho Nacional de Educação, avaliador da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), investigador integrado do VALORIZA-IPP, investigador colaborador do CIES, do ISCTE-IUL, investigador visitante do CHEPS – University of Twente, É também Membro da Direção da FORGES e do Comité da European Quality Assurance Forum (EQAF).

Os seus interesses de investigação são o desenvolvimento regional, a gestão da performance organizacional e a gestão de Instituições de Ensino Superior.

Conceição Mendes

NOTA CURRICULAR

Maria da Conceição Barbosa Rodrigues Mendes, Professora Catedrática do Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela. Doutorada em Administração e Organização Educacional, pelo Instituto de Educação, Universidade do Minho. Mestre em Desenvolvimento Curricular, pelo Instituto de Superior de Educação da Educação da Huíla, Universidade Agostinho Neto.

Investiga na área educacional, focalizando a avaliação, as políticas e as práticas de gestão no ensino superior.

Autora e coautora de diversas publicações, entre comunicações, artigos, livros e capítulos de livros.

Membro de Associações Académicas e Científicas: Fórum Português de Administração Educacional (desde 2009); Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa (desde 2011); Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa (Membro-Fundador, desde 2011); Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (desde 2015) e Associação Portuguesa para a Qualidade (desde 2017).

olímpio castilho

NOTA CURRICULAR

Doutorando em Direito na Faculdade de Ciências Jurídicas e do Trabalho da Universidade de Vigo.

Foi Presidente do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Instituto Politécnico do Porto entre 2010 e 2018. Pertence ao corpo docente desta Escola, sendo Professor Adjunto da área científica de Direito.

Detém o título de Especialista em Direito atribuído pelos Institutos Politécnicos do Porto e de Portalegre e pela Universidade de Aveiro. Possui o Diploma de Estudos Avançados (DEA), da Faculdade de Ciências Jurídicas e do Trabalho da Universidade de Vigo; é Mestre em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e licenciado em Direito pela Universidade Católica Portuguesa.

Desde 1992 que exerceu vários cargos de gestão no Instituto Politécnico do Porto, tendo feito parte de diversos grupos de trabalho, comissões científicas de conferências, para além de ser autor de diversas publicações.

SÔnia fonseca

NOTA CURRICULAR

Doutora em Educação: Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), Pós-Doutorada na Universidad Autónoma de Madrid – Facultad de Educación, Mestre em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas – SP, graduada em Administração pela Faculdade de Administração de Empresas do Estado de São Paulo.

Professora titular na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), no Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis, na disciplina de Gestão Estratégica e Professora da disciplina de Organização e Gestão Escolar no Mestrado de Educação da UESC.

Experiência de mais de 20 anos na área de Gestão de Instituições de Ensino Superior. Líder do Grupo de Pesquisa em Gestão Escolar (GPEGP) registado no CNPq.

Os seus interesses de investigação são nas áreas: Gestão Estratégica; Gestão de Instituição de Ensino. Universidade e a Cultura Empreendedora e Organizações da Aprendizagem. 

MARGARIDA MANO

NOTA CURRICULAR

Doutorada em Gestão pela Universidade de Southampton (Reino Unido), mestre e licenciada em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, é atualmente Vice-Reitora para a Qualidade, Inovação e Desenvolvimento da Universidade Católica Portuguesa.

Foi Ministra da Educação e da Ciência no XX Governo da República (2015) e Deputada na Assembleia da República Portuguesa, na XIII Legislatura (2015-2019).

Na Universidade de Coimbra foi Vice-Reitora (2011-2015), com competências relativas ao planeamento estratégico, assuntos financeiros, avaliação institucional e ação social, Pró-Reitora (2009-2011), Administradora (1996-2009) e docente na Faculdade de Economia, nas áreas de economia (políticas económicas) e de gestão estratégica, avaliação institucional e gestão da qualidade.

É membro fundador da RAUI (Rede dos Administradores Universitários Ibero-Americanos), da HUMANE (Heads of University Management and Administrators Network in Europe) e da FORGES (Associação Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa), sendo, desde 2020, Presidente da Direção da FORGES.

É autora de várias publicações (livros e artigos) no âmbito da educação (ensino superior) e da governação.

É ainda Vogal da Direção da associação “Transparência e Integridade, Associação Cívica, Portugal” (TI-PT) e, desde janeiro de 2022, Vogal da Direção da Ordem dos Economistas.